salvador

Transalvador prepara operação especial de trânsito para o Enem

As provas acontecem neste sábado (24) e no domingo (25)

  • Foto do(a) author(a) Giulia Marquezini
  • Giulia Marquezini

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 16:59

 - Atualizado há um ano

Com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (24) e no domingo (25),  as avenidas Pinto de Aguiar (Universidade Católica), Joana Angélica (Colégio Central), Bonocô (Colégio João Pedro), Oscar Pontes, e bairros como Federação (Politécnica), Barbalho, Brotas (D. João VI), Cabula (Uneb e outras escolas na Rua Silveira Martins), Liberdade e Itapuã terão fiscalização reforçada em uma operação especial da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).Transalvador prepara operação especial de trânsito para o Enem(Foto: Marina Silva/ CORREIO)Os agentes de trânsito estarão atentos na fiscalização do estacionamento irregular nos principais corredores da cidade para que o fluxo de veículos aconteça sem problemas.

Também neste final de semana, o eventos com intervenções ou bloqueios do tráfego como Ruas de Lazer, no Dique do Tororó, ou a Av. Magalhães Neto fechada para ciclismo,  não irão acontecer com o objetivo de não atrapalhar a fluidez no trânsito.

[[saiba_mais]]

O QUE OS CANDIDATOS PRECISAM SABERHorário Com o horário de Verão, os candidatos  devem ficar atentos com o início das provas na Bahia, que não participa do horário de Verão. Por aqui, os portões serão abertos às 11h, fechados  às 12h (pontualmente) e as provas terão início às 12h30. 

Cartão de Confirmação Este ano, o cartão de confirmação da inscrição do participante está disponível, exclusivamente, na Página do Participante, através do site enem.inep.gov.br/participante. O cartão não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o candidato o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.

Provas Os estudantes farão quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. No sábado (24), o caderno vem com questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo para fazer essa prova será de  4 horas e meia.  No domingo (25), os alunos vão responder perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. Serão  5 horas e meia.

O que levar É obrigatória a apresentação do documento de identificação original com foto válido, conforme especificado no edital disponível no site do Enem.

Documentos válidos Para fazer a prova, o candidato deve ter em mãos um dos seguintes documentos listados no edital: carteira de identidade (RG); identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade; carteira de trabalho, emitida após 27 de janeiro de 1997; certificado de dispensa de incorporação;  certificado de reservista; passaporte; carteira de habilitação (CNH); identidade funcional em consonância com o Decreto 5.703, de 15 de fevereiro de 2006. Estrangeiros devem portar a identidade expedida pelo Ministério da Justiça.

Dicas É importante verificar com antecedência, na Página do Estudante, o local de provas. Faça o trajeto até o local até um dia antes do exame.

Caneta preta Cada candidato deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de caneta com outra cor de tinta poderia comprometer a leitura óptica do cartão de respostas.  

Não pode  É proibido ao candidato realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas. Isso  pode eliminá-lo do Enem. Fique atento!

Não pode 2 Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.