Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Trio é preso furtando materiais dentro de hospital abandonado na Federação

Eles estavam com facão, faca, picareta e outras ferramentas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2022 às 12:46

. Crédito: Divulgação

Três homens foram presos por furtar materiais dentro do antigo Hospital Salvador, na Rua Caetano Moura, na Federação, na manhã da segunda-feira (24).

Segundo a Polícia Militar, o trio estava com facão, faca, picareta e outras ferramentas. Eles foram presos em flagrante no local por uma equipe da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Federação) depois de uma denúncia de que um grupo estava no local furtando materiais da unidade abandonada.

Quando os policiais chegaram, encontraram os portões abertos e logo depois localizaram os três suspeitos.

Os detidos foram apresentados à 7ª Delegacia e, em seguida, levados à Central de Flagrantes. (Foto: Divulgação) Abandono O prédio está vazio desde setembro do ano passado, quando a Prefeitura de Salvador, segundo seu relato, devolveu ao proprietário, depois de usá-lo para leitos de UTI no combate à pandemia do novo coronavírus. E assim ficou até agosto deste ano, segundo moradores da região.

"O hospital aí virou ponto de droga, eles entram para usar e fizeram do local a casa deles. A gente escuta muitos barulhos à noite. E não acontece de agora, tem uns três meses que começaram a fazer isso", fala Jorge, que é morador de uma rua adjacente ao hospital e prefere não revelar seu sobrenome.

Moradores da região afirmaram que o Hospital Salvador foi desativado em 2018. A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) apontou que o espaço estava sem uso em 2020, quando o requereu para somar como mais um hospital no combate à pandemia de covid-19. Segundo a assessoria do Hospital Salvador, os representantes legais do local  teriam sido desapossados da empresa desde essa requisição administrativa decretada pela prefeitura, a qual teria transferido a gestão do Hospital Salvador para a Santa Casa de Misericórdia. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, em resposta, esclareceu que, em 2020, o espaço:  "Era uma unidade privada que já estava sem funcionar. No período da covid-19, foi requisitada administrativamente pela prefeitura, mas a requisição já foi encerrada há um ano", informa por meio de assessoria.  Prédio imponente marcou uma época no bairro da Federação e hoje é um problema para a comunidade (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Os representantes legais do Hospital Salvador afirmam que a guarda do hospital ainda está com a Prefeitura Municipal, que, segundo eles, deveria zelar pela integridade física do bem. Embora os proprietários do hospital atribuam a responsabilidade pela segurança da unidade à prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou um documento à reportagem que indica o encerramento do contrato da pasta com o Hospital Salvador. Este registro de revogação foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 9 de novembro de 2021.