Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Vitória e Sociedade Brasileira de Cardiologia lançam campanha sobre riscos de morte súbita em estádios

Estudos apontam que a cada minuto uma vítima de parada cardíaca perde 10% de chances de sobreviver, porque não recebe o suporte básico

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 14 de agosto de 2025 às 18:37

iniciativa faz parte da campanha nacional
Iniciativa faz parte da campanha nacional 'Cada Coração Importa' Crédito: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o Esporte Clube Vitória lançarão no próximo dia 16 a campanha “Um Coração Salva Outro – Uma Parceria pela Vida”. A iniciativa faz parte da ação nacional "Cada Coração Importa", que visa alertar sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde cardiovascular e capacitar torcedores, atletas e a população em geral a prestar os primeiros socorros a uma vítima de parada cardiorrespiratória.

O pontapé inicial do projeto acontecerá durante o jogo Vitória x Juventude, no dia 16, às 18h30, no estádio do Barradão, em Salvador, com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Bahia (SBC/BA).

A Sociedade já desenvolve outras iniciativas para informar e orientar a população sobre a importância do rápido atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória. É o caso dos treinamentos de emergência, voltados tanto ao público leigo como aos estudantes e profissionais da área de saúde. Esses cursos, que recentemente foram disponibilizados para os colaboradores do Vitória, podem ser realizados em qualquer lugar do país.

“Infarto e AVC são as doenças que mais matam no mundo. São responsáveis pelo maior índice de mortalidade em comparação com qualquer outra doença crônica”, alerta o cardiologista Nivaldo Filgueiras, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Na opinião dele, a campanha tem um enorme papel social, divulgando um assunto relevante dentro de um ambiente popularmente conhecido. “O futebol é paixão nacional! Estou certo de que a mensagem vai alcançar muitas pessoas, dentro e fora dos estádios”, diz.

No Brasil, os números também são alarmantes: infarto e AVC correspondem a cerca de 300 mil mortes por ano. E como esse é um tipo de situação que pode ocorrer em qualquer hora e em qualquer lugar, Nivaldo ressalta que quanto mais rápido for o atendimento, maiores são as chances de dar certo: “É necessário fazer uma verdadeira corrente de sobrevivência, para que o indivíduo seja atendido com agilidade e da melhor maneira possível”. Ele destaca a importância do acesso a pelo menos um treinamento básico. “As chances aumentam muito quando as pessoas estão treinadas.”

O cardiologista traz um exemplo de sucesso ocorrido no Japão, onde há pessoas capacitadas para acompanhar, de bicicleta, as corridas de rua no país e prestar o atendimento emergencial inicial, fazendo massagem cardíaca e usando equipamentos como o desfibrilador. A iniciativa resultou em uma taxa de sobrevida de até 90% às vítimas de paradas cardiorrespiratórias.

“Essa campanha é essencial para conscientizar sobre a importância de agir em emergências cardiovasculares. Os estudos apontam que a cada minuto, uma vítima de parada cardíaca perde 10% de chances de sobreviver sem o suporte básico, e no Brasil poucos estão preparados para prestar socorro. Para o Vitória, é uma honra contribuir com essa missão de salvar vidas ao lado da Sociedade Brasileira de Cardiologia”, afirmou Guilherme Queiroz, gerente de marketing do Vitória.