O São João não termina quando acaba: conheça a tradição Alvorada

Ouça a história no episódio do podcast Só Se Ouve na Bahia

  • Foto do(a) author(a) Isis Cedraz
  • Isis Cedraz

Publicado em 3 de julho de 2023 às 18:59

- Atualizado há um ano

Só se ouve
Só se ouve Crédito: Isis Cedraz

Acordar com as galinhas para ‘farrear’ no São João é a especialidade da Alvorada, uma tradição junina do município de Riachão do Jacuípe. Antes do arrasta pé iniciar oficialmente no município, os foliões iniciam os festejos às 3 horas da manhã, em frente à Praça da Igreja Matriz.

No podcast Só Se Ouve na Bahia, a repórter Isis Cedraz narra como surgiu a tradição Alvorada de Riachão, que fica a 193km de Salvador. O psicólogo Caio Rudá, natural da cidade, conta a história da festa que possui uma peculiaridade interessante: nesta madrugada festiva os homens se vestem de mulheres e vice-versa. Confira o episódio nas plataformas digitais Spotify, Amazon Music e Google Podcasts.

Como ouvir o podcast? Escolha o seu aplicativo favorito:

Para ouvir no Spotify, clique aqui.

Para ouvir no Amazon Music, clique aqui.

Você também pode ouvir no player abaixo:

FICHA TÉCNICA:

Roteiro, narração e edição: Isis Cedraz

Texto: Millena Marques

Entrevistado: Caio Rudá

Supervisão: Jorge Gauthier

Vinheta: Ricardo Cedraz

QUE PODCAST É ESSE? Só se ouve na Bahia é uma produção do CORREIO. Apresentado por Isis Cedraz, o podcast traz histórias contadas pelo interior do estado, com os desdobramentos na cultura local.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

Conte também seu causo interiorano aqui! Mande um e-mail com a história para o endereço [email protected].

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier