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Da Redação
Publicado em 18 de junho de 2021 às 09:00
- Atualizado há 2 anos
A oferta de SUVs no portfólio da Volkswagen cresceu consideravelmente nos últimos dois anos. Neste período, foram lançados T-Cross, Nivus e agora o Taos. Antes disso, só havia o Tiguan Allspace.>
O novo veículo é posicionado entre o T-Cross e o Tiguan, e faz parte de segmento que atualmente é dominado pelo Jeep Compass, que foi atualizado recentemente, e o Toyota Corolla Cross, lançado neste ano. Há ainda outras opções, como Chevrolet Equinox, Caoa Chery Tiggo 8, Ford Territory, Hyundai Tucson e Kia Sportage. Dê play e confira a avaliação do Taos A receita da Volkswagen é simples e eficiente: a plataforma é a MQB, que em suas diversas variações equipa mais de 70 produtos do grupo, e uma motorização turbo. Além disso, a empresa optou por uma oferta sucinta de apenas duas configurações: Comfortline (R$ 154.990) e Highline (R$ 181.790). >
Para a primeira haverá dois pacotes de equipamentos opcionais, que incluem itens de conforto e segurança, totalizando R$ 10.210. Para a Highline o único item que pode ser incorporado é o teto solar (R$ 5.520).>
Por baixo das linhas robustas, que seguem as adotadas no Atlas e no Touareg, o Taos tem um bom espaço interno - que dá conforto inclusive a quem viaja no banco traseiro - e muitas tecnologias. Para auxiliar eventuais distrações do motorista e facilitar a condução, há equipamentos como um detector de pedestres, que até para o SUV para evitar um atropelamento.>
Nessa linha, há alerta de ponto cego, que avisa se há uma motocicleta, por exemplo, em uma zona não coberta pelos retrovisores. Outro recurso que ajuda o motorista, e até o denúncia para os outros ocupantes, é o sensor de fadiga, que por um cruzamento de parâmetros identifica que o condutor está cansado e sugere uma pausa. O símbolo é uma graciosa xícara de café.>
Já o piloto automático é do tipo adaptativo. Se você indica que quer andar a 80 km/h e um veículo na frente reduz a velocidade, o Taos fará o mesmo e vai manter uma distância pré-definida. O sistema até para o carro, e se essa parada for de até 3 segundos, quando o outro carro sair do caminho, ele retomará a velocidade estabelecida inicialmente.>
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Produzido na Argentina, o Taos é equipado exclusivamente com o motor 1.4 litro. Esse propulsor, que é fabricado em São Paulo, rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com gasolina e/ou etanol. É sempre associado a uma transmissão automática de seis velocidades.>
Os dois principais concorrentes, Compass e Corolla Cross, levam vantagem em oferecer soluções de motorização. O SUV da Jeep tem, além do flex, uma motorização a diesel (que inclui tração 4x4) e o modelo da Toyota oferece uma opção híbrida.>
Experiência Conheci o Taos em março, naquele momento as impressões foram de bom acabamento e espaço, incluindo o do compartimento de carga. É desse Volkswagen o título de maior porta-malas da categoria, com capacidade para 498 litros.>
Agora foi a vez da experiência dinâmica, que aconteceu em uma pista de testes. A dirigibilidade foi aprovada, com destaque para a boa calibração da direção, que conta com assistência elétrica, e o bom desempenho do motor turbo.>
A suspensão é independente nas quatro rodas, o que melhora o conforto e auxilia na dinâmica do veículo. A dianteira é do tipo McPherson e atrás é uma configuração multilink com vários pontos de fixação. Seu bom acerto é responsável por deixar o Taos com pouca rolagem de carroceria. Para completar, os freios são a disco nas quatro rodas.>
O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA VW >