Prefeito ACM Neto inaugura duas escolas municipais na Federação

Prefeito autorizou a expansão do Centro Municipal de Educação Infantil Nova Esperança, que passará a atender 150 estudantes

Publicado em 20 de outubro de 2015 às 14:56

- Atualizado há 10 meses

A Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes, no Vale das Muriçocas, e o Centro Municipal de Educação Infantil Nova Esperança, na Federação, foram inaugurados pelo prefeito ACM Neto na manhã desta terça-feira (20).As duas unidades tiveram a estrutura física inteiramente reformada através do programa Combinado, iniciativa da prefeitura que visa melhorar sistematicamente a rede municipal de ensino.

“A gente estará entregando, em 2015, pelo menos 100 escolas reformadas, fora outras escolas que estão sendo construídas. É um programa completo que prevê um conjunto de ações que vão desde um novo projeto pedagógico aos agentes da educação, chegando as melhorias das condições físicas de nossa rede”, afirmou o prefeito.(Foto: Valter Pontes/ Agecom)Construída há 23 anos, a Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes, que atende alunos de creche, pré-escola e Fundamental I, vinha sofrendo com infiltrações e vazamentos. Orçada em mais de R$630 mil, a reforma da escola promoveu melhorias na estrutura, renovação da pintura e do telhado da unidade. Além disso, uma quadra de esportes foi construída dentro da escola, atendendo à uma solicitação antiga dos alunos e da comunidade do Vale das Muriçocas.

“Gostei muito da quadra porque antes a gente não tinha espaço para brincar”, contou Maria Clara Santos, 8, estudante do 2º ano. “Todos estavam esperando ansiosos pela quadra. Era um pedido das crianças e da comunidade”, afirmou a diretora da unidade, Silvana Braga.O Centro Municipal de Educação Infantil Nova Esperança, localizado na comunidade do Binóculo, na Federação, recebeu melhorias na parte hidráulica, elétrica, colocação de um toldo no pátio e renovação da pintura e do piso.

Segundo a diretora da unidade, Noélia Calmon, a reforma, orçada em R$330 mil, representou um ganho para profissionais que trabalham na escola e para os estudantes. “Era difícil para os professores desenvolverem as atividades e as crianças não tinham como aproveitar os espaços. Vivíamos no campo das ideias. A escola agora é outra”, afirmou a diretora. A unidade atualmente atende a 68 alunos de pré-escola e creche. Durante a inauguração, o prefeito autorizou também a expansão da escola, que passará a atender 150 estudantes.

Ao todo, 26 escolas municipais já foram inauguradas esse ano após passarem por reforma. “Temos outras 30 prontas e mais 44 escolas que estão sendo finalizadas”, afirmou o secretário de educação, Guilherme Bellintani, que ressaltou a importância de oferecer uma boa estrutura física para promover um ensino de qualidade. “Ela não é garantia mas é premissa porque sem uma estrutura física a gente não faz nada”, afirmou ele.