Adornos da minha mãe: conheça os acessórios do Afro Fashion Day 2023

Saiba o que os estilistas tem preparado para nona edição do AFD que homenageia 'Mãe África'

  • L
  • Luiza Gonçalves

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 14:49

Acessórios da Tábomparavocê, marca que integrará o Afro Fashion Day 2023
Acessórios da Tábomparavocê, marca que integra o Afro Fashion Day 2023 Crédito: Divulgação/Tábompravocê

Óculos de Itamar, jóias de Clementina, anéis de Riachão. A conexão negra com sua ancestralidade a partir dos acessórios é forte na cultura brasileira e tomará as passarelas do Afro Fashion Day, no dia 25 de novembro, em Salvador. Na 9ª edição do desfile mais negro do Brasil, sob o tema “Mãe Africa”, bijuterias, bolsas, óculos e assessorios adornam mais de 70 modelos e expressão o presente, passo e futuro da diaspora africana na Bahia em suas formas, materiais e estampas.

Dividido em três momentos, o desfile celebrará o continente africano enquanto berço de riquezas, heranças e tecnologias ancestrais. Além das vestimentas elaboradas por 44 marcas e estilistas, os atos Afro Realeza; Afro Etnia e Afrofuturismo contarão com acessórios de By Aninha; Cravo e Canela; DIH MORAIS; Kelba Deluxe; Sonbrille; Tábompravocê e Ziê. Já os calçados ficam por conta do Clube Melissa.

“África do mundo, eterno cordão umbilical” que conecta, troca e nutre o povo negro baiano em suas produções. Assim como na composição de Juraci Tavares, os artistas responsáveis pelos acessórios do AFD 2023 destacam a felicidade ao saberem do tema desta edição e o nascimento de peças autorais, inspiradas pela fertilidade do tema “Mãe África”.

O que esperar

“Quando a gente ouve mãe África, a gente pensa na diáspora, no retorno, nesse ventre sagrado e é nesse local que eu me volto para criar as peças do Afro Fashion Day” conta Kati Pereira. A idealizadora da Sonbrille, marca de óculos autorais criada em 2011, destaca que a meta deste ano é brincar com as cores e formas na confecção de modelos de óculos exclusivos para os três momentos do desfile. Participante de edições anteriores, Cati enfatiza a importância do evento ao comemorar a estética preta convidando afroempreendedores a fazer parte deste processo. “O Afro da corpo a Sonbrille e a mim, a Catiane, para que a gente fortaleça a rede de criar nossas próprias peças.”

Óculos da Sonbrille (a esquerda) e sua idealizadora Kati Pereira
Óculos da Sonbrille  e sua idealizadora Kati Pereira Crédito: Reprodução/ Instagram/ felipezignow/ acervo pessoal

No trabalho de Diego Moraes, o protagonismo da mãe África girará em torno de um elemento: as cabaças, frutos de fertilidade presentes nas bolsas de sua marca, DIH MORAIS. Original do quilombo do Barro Preto, em Jequié, o criador reverencia em seu trabalho às narrativas do povo preto do candomblé e pretende trazer ao AFD 2023 uma homenagem à mãe África na figura da mulher negra.

“Eu fiquei muito feliz quando soube do tema. A gente tem que pensar que na mãe África não é só no continente, mas também em tantas mulheres e mães pretas que são violentadas por esse sistema machista e misógino do Brasil. Então podemos pensar o tema nessa perspectiva de enaltecer mulheres pretas” declara Diego.

Bolsa de cabaça da marca Dih Moraes e seu criador
Bolsa de cabaça da marca DIH MORAIS e seu criador Crédito: Reprodução/Acervo pessoal

Religiosidade, ancestralidade e sustentabilidade são os pilares principais da Tábompravocê, marca de acessórios de Mário Farias e George Santana. “ O tema é um presente” disse a dupla que cria peças autorais a partir de tubos de PVC e que colabora com o AFD desde sua segunda edição. Mario e George explicam que pretendem trazer peças maximalistas e conceituais, assinatura da Tábompravocê, principalmente em Realeza e Etnia e explorar novos elementos nas criações para o Afrofuturismo.

“As referências principalmente da Realeza, que são criações que já fazem parte do nosso contexto de produção, são peças em dourado e búzios. Em Etnia, a criação de peças em cores vibrantes, combinações presentes no que a África representa. E no Afrofuturismo a representação do prata e de cores que remetem ao neon, somada a pesquisas em documentários mais abrangente da África, além de Beyoncé, com o seu trabalho enriquecedor em Black is King, remetendo todas as inspirações ao Afro-brasileiro e dentro da sustentabilidade’ concluem.

acessiorios
Acessórios da Tábomparavocê e os criadores Mário Farias e George Santana Crédito: Reprodução/Acervo Pessoal

Afro Fashion Day 2023

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Vult, Bracell e will Bank, apoio do Shopping Barra, Salvador Bahia Airport e Wilson Sons, apoio institucional do Sebrae Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Clube Melissa

Serviço

Afro Fashion Day

Quando: 25 de novembro

Onde: Terreiro de Jesus (Pelourinho)

Horário: das 10h às 20h, com desfile previsto para 16h

Ingresso: gratuito - o espaço está sujeito a lotação