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Amanda Palma
Kivia Souza
Publicado em 1 de novembro de 2025 às 21:29
O Afro Fashion Day (AFD), considerado o maior evento de moda negra do Brasil, ocupou a Praça Terreiro de Jesus, no Pelourinho, no sábado (1º). Com entrada gratuita, o evento integrou a abertura do Salvador Capital Afro e celebrou a variedade estética, cultural e criativa afro-brasileira ao longo de 10 horas de programação. >
Bloco Raiz exaltou tradições afro-brasileiras, com tons terrosos e fibras naturais
O desfile principal, realizado às 19h, reuniu 78 modelos e uma passarela de 75 metros. Com o tema “Beleza”, a apresentação foi dividida em três blocos — Raiz, Expressão e Espelho — criando uma narrativa que percorreu ancestralidade, criatividade urbana e autocuidado. Os looks foram assinados por 45 marcas baianas, representando a força da moda afro da Bahia.>
O Bloco Raiz exaltou tradições afro-brasileiras, com tons terrosos e fibras naturais; o Expressão destacou a estética urbana, com brilho, jeans e cores vibrantes; e o Espelho encerrou com leveza e tons suaves, simbolizando amor-próprio e cura. A curadoria de moda foi de Fagner Bispo; Dino Neto e Roma Aragão assinaram a beleza, enquanto o DJ Telefunksoul comandou a trilha.>
O Ilê Aiyê marcou presença com cinco Deusas do Ébano dançando ao som de percussionistas do bloco. O artista Felupz fez performance com bailarinos no segundo bloco, incorporando referências do pagodão e do dancehall. A cantora Rachel Reis participou do encerramento a convite da Avon, reforçando o protagonismo da música baiana no evento.>
Além do desfile, funcionou a Feira da Sé, com 24 barracas de marcas e empreendedores locais, fortalecendo a economia criativa. O público também pôde participar de oficinas gratuitas de croqui de moda, amarração de turbante e tranças, valorizando saberes e práticas da cultura afro.>
Bastidores do Afro Fashion Day e Feira da Sé
Criado em 2015 pelo jornal Correio, o AFD reafirmou seu papel como plataforma de empoderamento, diversidade e inclusão na moda. A edição de 2025 contou com patrocínios de Avon, Bracell, e Neoenergia Coelba, além de ampla rede de apoios, reforçando o impacto cultural e social do evento em Salvador e no Brasil.>
O Afro Fashion Day 2025 é uma realização do jornal Correio com patrocínio da Avon, Bracell e da Neonergia Coelba, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae e apoio da Claro, Salvador Bahia Airport, Shopping Barra, Sotero Ambiental e Wilson Sons e parceria com a Melissa.>