Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Projeto de diversidade, empreendedorismo e moda será realizado em 25 de novembro, no Terreiro de Jesus, em Salvador (BA)
Da Redação
Publicado em 7 de novembro de 2023 às 14:54
Um dos mais representativos eventos de moda do Brasil, considerado a maior passarela preta do país, o Afro Fashion Day (AFD) chega à sua nona edição no próximo 25 novembro, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, com uma programação que inclui a Feira da Sé AfroBiz, interações com o público e o tão esperado desfile, que este ano contará com as presenças especiais em sua passarela, como a do coreógrafo Zebrinha.
Criado para celebrar o mês da Consciência Negra, o Afro Fashion Day busca dar visibilidade para o profissionalismo dos modelos pretos, a cultura afro-brasileira e a criatividade das marcas locais. A entrada é gratuita, com programação acontecendo das 10h às 20h, com desfile previsto para 16h. Quem quiser marcar presença no evento deve ficar atento porque o espaço está sujeito a lotação.
Com uma expectativa de público de 3 mil pessoas, o Afro Fashion Day 2023 terá como tema “Mãe África”, dividido em 3 blocos: Afro Realeza, Afro Etnia e Afrofuturismo. O desfile contará com 75 modelos – sendo 16 escolhidos nas seletivas de bairro - desfilando looks compostos por roupas e acessórios de 45 empresas e designers baianos. Esse ano, o evento conta com a estreia da marca de acessórios Cravo e Canela e os estilistas eleitos no concurso cultural - Christian Jonathas, Deco Sodré e Guilherme Almeida.
Na passarela, o tema virá através de um show fashion coordenado por Gil Alves, diretor artístico do desfile pelo terceiro ano, responsável por unir os olhares do produtor e estilista Fagner Bispo, curador de moda do evento desde a primeira edição, do DJ Telefunksoul, que assina a trilha sonora, – ambos estão no AFD desde sua primeira edição. Outro veterano do AFD, Dino Neto assinará a beleza ao lado de Roma Aragão. Juntos, comandarão uma equipe de profissionais formada por cabeleireiros, maquiadores, trancistas e manicures. O projeto arquitetônico será da GMF Arquitetos, de Giuseppe Mazzoni, que mais uma vez deve surpreender o público.
Quem é Fagner Bispo?
Produtor de moda, styling e artista plástico. Graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia. Atua na criação de produtos no segmento de moda e produção de eventos e imagem de moda. Traz no portfólio projetos em shopping centers, programas de TV, peças teatrais, imagem de moda para artistas. Faz a curadoria do evento Afro Fashion Day há 9 anos - case de sucesso por estimular a economia criativa e oportunizar jovens negros a seguirem na carreira de moda.
No AFD, ele é o elo entre as marcas de moda e estilistas convidados e o jornal Correio no que diz respeito ao desenvolvimento das peças (roupas e acessórios) para o desfile. Fagner conversa com os criativos, ajuda a pensar as peças, faz a edição dos looks, participa efetivamente da escolha dos modelos e montagem de moda do desfile.
Serviço
Afro Fashion Day
Quando: 25 de novembro
Onde: Terreiro de Jesus (Pelourinho)
Horário: das 10h às 20h, com desfile previsto para 16h
Ingresso: gratuito - o espaço está sujeito a lotação
Mais informações em www.correio24horas.com.br/afrofashionday
O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Vult, Bracell e will Bank, apoio do Shopping Barra, Salvador Bahia Airport e Wilson Sons, apoio institucional do Sebrae Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Clube Melissa.