Sombras azul e dourada serão tendências na passarela do AFD 23

Modelos fizeram teste com equipe de Dino Neto e Filipe Dias, que coordenam a beleza do evento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2023 às 06:00

Modelo Oda Cairu no teste de beleza do AFD 2023
Modelo Oda Cairu no teste de beleza do AFD 2023 Crédito: Arisson Marinho

Os modelos que desfilarão na edição 2023 do Afro Fashion Day, que acontece neste sábado (25), no Terreiro de Jesus, fizeram a prova de beleza, que engloba cabelo e maquiagem, nesta quinta. O desfile acontece às 16h em ponto, mas desde às 10h tem a Feira da Sé AfroBiz, que segue até 20h. O acesso ao espaço do desfile é gratuito, limitado apenas pela capacidade de público.

O AFD 2023 homenageia a Mãe África, resgatando não só a ancestralidade do velho continente, mas também questões como afrofuturismo. Na passarela, o tema virá dividido em 3 blocos: Afro Realeza, Afro Etnia e Afrofuturismo. Além dos convidados Majur, Zebrinha e Áurea Semiséria, o desfile terá 72 modelos desfilando looks compostos por roupas e acessórios de 41 empresas e designers baianos.

Veterano do AFD, Dino Neto assina a beleza ao lado de Roma Aragão. “Garantimos ao público que o dourado poderá ser usado, tanto como forma geométrica e/ou misturado esfumado, com qualquer outra cor de sombra. A dica é: usar o a sombra dourada com intensidade no canto interno da pálpebra em sentido do nariz, esfumando no sentido oposto com a sombra da sua preferência, desde que seja um tom mais escuro”, ensina Dino. O time de beleza do AFD acredita que o azul valoriza o olhar da pele negra em todas suas tonalidades. “Outra aposta da nossa equipe são os desenhos de grafismo na pálpebra superior, feitos com azul ou preto, e o que sobrar de pálpebra livre, usar um beterraba com luminosidade”, completa.

Modelo Oda Cairu no teste de beleza do AFD 23
Simone Costa no teste de beleza do AFD 23 Crédito: Arisson Marinho

Segundo o stylist Filipe Dias, que também é estilista, diz que as referências de beleza para este ano seguem os códigos dos subtemas de cada bloco. “Na Realeza, o foco são os olhos. Realçados com o ouro, o poder, a força e herança ancestral estarão representadas. Somados à bocas marcadas, que remetem aos reis e rainhas do Egito.O Afrofuturismo é marcado pelo gráfico. Linhas e curvas em cores vibrantes, serão pontuadas na referência deste bloco. Iluminados por pontos em prata, os olhares estarão ainda mais realçados”, diz Filipe.

A marca de beleza Vult, utlizada em todos os looks do AFD, promoverá uma ação especial no sábado, a partir das 14h, no local: na ação ‘Troque Seu Pó Compacto’, os espectadores do desfile poderão levar um pó compacto antigo da marca e substituir por um novo. Estão disponíveis produtos em 10 tonalidades.

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Vult, Bracell e will Bank, apoio do Shopping Barra, Salvador Bahia Airport, Wilson Sons e Atacadão, apoio institucional do Sebrae e Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Clube Melissa.