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A diferença entre as boas agências do passado e do presente

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de março de 2018 às 10:25

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: .

Em relação às boas agências de ontem e de hoje, a essência da diferença é praticamente nenhuma. Sempre existiram, assim como hoje existem, boas e más agências.

O que uma agência faz de mais importante – e vou me concentrar nas boas daqui para a frente – é a gestão da publicidade das marcas, como tarefa central. Adicionalmente, cuidam de missões como a definição de estratégias e posicionamento de marca, recomendações de marketing e até consultoria sobre os negócios dos seus clientes.

Mas o núcleo mesmo é entender o problema/oportunidade de comunicação da marca, pensar e planejar a solução para cada circunstância, criar e executar publicidade, utilizando as mídias e plataformas adequadas a cada caso, com o emprego de fornecedores especializados.

Ao longo do tempo, algumas agências ampliaram sua área de atuação, com a oferta de gestão de outras plataformas de comunicação e a realização de serviços especializados.

Uma boa agência oferece, desde sempre, o benefício da especialização e do foco, bem como a independência crítica em relação aos clientes, às mídias e aos fornecedores.

Ela também agrega uma tarefa fundamental, que é a de pensar na marca como um todo e em seu continuum ao longo do tempo.

O digital, no fundo é um modo de articular, uma plataforma e uma mídia – como tantas outras. A agência tem que entender o digital enquanto parte da sinfonia da comunicação e do marketing, mas não deve tentar executá-lo em seus detalhes.

As boas agências têm, inclusive, que cuidar para não querer abraçar o mundo, pois a amplitude do espectro de alternativas impede que ela faça tudo. O importante é a agência estar atualizada com todo o espectro de soluções presentes, de modo a saber como orquestrar o mix ideal para cada marca e momento, além de conhecer profundamente o cliente, suas características e necessidades.

A realidade é que, se preservada sua essência histórica e se ela estiver atualizada com todo o espectro instrumental do presente, a agência de publicidade é a melhor alternativa para atender os anunciantes, hoje e amanhã.