Bilinguismo: contato precoce favorece desenvolvimento cognitivo

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  • Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2019 às 03:00

- Atualizado há um ano

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 A educação bilíngue ganha cada vez mais espaço no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 6 a 10% no número de escolas que oferecem o ensino bilíngue no país. Contudo, há discussões sobre qual o melhor momento para buscar um colégio bilíngue para o filho. No passado, havia o pensamento que o bilinguismo poderia prejudicar o desenvolvimento das crianças, principalmente no período da alfabetização. Mas essa tese vem sendo desconstruída ao longo dos anos.

A experiência do Canadá foi determinante para essa nova percepção. O país desenvolveu programas de ensino do francês e a educação tornou-se oficialmente bilíngue a partir de 1970. O projeto rendeu resultados positivos, não só em relação a fluência no francês e inglês, como em outras áreas do conhecimento. A educação bilíngue do Canadá é destaque no PISA, programa internacional que produz indicadores sobre a efetividade do ensino em matemática, leitura e ciências. Esses indicadores tornam essa metodologia referência mundial em educação bilíngue.

Mas o que seria ensino bilíngue? Esse modelo de educação busca desenvolver o potencial de pensar no novo idioma da mesma forma que acontece na língua nativa. Segundo especialistas, bilíngue é aquele que lê, fala, ouve e escreve em um idioma diferente do seu nativo. Esse processo é mais efetivo durante a primeira infância, quando há mais predisposição a absorver novos conhecimentos. A imersão deve iniciar, prioritariamente, nessa fase e ser consolidada durante o Ensino Fundamental, quando ocorre a alfabetização nos dois idiomas.

Além da aprendizagem ser mais fácil nessa fase, especialistas apontam que o contato precoce beneficia o desenvolvimento cognitivo das crianças. A exposição a mais de um idioma, de forma constante na primeira infância, amplia a rede neuronal, principalmente na linguagem e emocional, além de favorecer a concentração, o pensamento lógico e o desempenho em várias áreas de conhecimento. Há um desenvolvimento holístico nas esferas física, intelectual, emocional e social.

Contudo, esses benefícios só ocorrem quando se oferece diariamente à criança, uma vivência mais ampla e eficaz, e não apenas repertórios definidos de gramática e vocabulário, em algumas aulas semanais. Ou seja, não adianta ter contato restrito. Para o bilinguismo ser efetivo necessita de imersão total no inglês, com um projeto educacional que contemple os dois idiomas o tempo todo e em contextos variados, como jogos, músicas, dinâmicas, literatura e no ambiente visual da escola

* Marcia Schwartz é diretora da ACBEU Maple Bear Canadian School