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Rogério Braga: planejamento financeiro e gestão nas PMEs

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 07:27

 - Atualizado há 2 anos

No Brasil, existem mais de seis milhões de pequenas e médias empresas que são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais no país e contribuem com 25% do PIB nacional. E sua participação na economia poderia ser maior não fosse o fato de que, a cada 100 novas empresas, 25 não conseguem completar dois anos de vida. O principal motivo que leva a esse quadro é a falta de planejamento financeiro por pequenos e médios empresários.

Ter um planejamento anual é essencial para gerir a empresa com tranquilidade e com uma visão detalhada dos desafios e oportunidades que a empresa terá pela frente. Depois da movimentação na virada do ano, muitas empresas acabam se perdendo no planejamento depois de registrarem um faturamento superior ao que normalmente têm ou após terem superestimado suas vendas.

Os primeiros meses representam  momento oportuno para avaliar o ano que passou e gerenciar as últimas ações realizadas, como contratação de mão de obra, aumento de estoque e compra de equipamentos, além dos pagamentos tradicionais de início de ano também para as empresas, como IPTU e  IPVA.

Não à toa, é no primeiro trimestre que se verifica maior crescimento na contratação de linhas de crédito imediato, como Antecipação de Vendas com cartões e cheque especial, para pequenos e médios empresários equilibrarem seu fluxo de caixa.

Um planejamento financeiro antecipado permite que já se comece a pensar no fim de 2014 e analisar as melhores opções disponíveis de crédito diante das suas necessidades e possibilidades. Para o planejamento anual ser mais efetivo, é importante que as PMEs mantenham seu controle financeiro em dia, com previsão de recebimentos e controle de pagamentos.  

Como as empresas menores geralmente contam com equipe reduzida, o tempo passa a ser o seu ativo mais importante, pois muitas vezes é o próprio empresário quem realiza a maior parte das atividades. Assim, ter ferramentas de controle automatizadas é fundamental para dar agilidade às tomadas de decisão.

Essa tarefa vem se tornando mais simples e acessível. Hoje é possível usar a internet como instrumento de gestão automatizada com custo baixo – ou zero – com serviços que permitem gerenciar o fluxo de caixa.

De toda forma, buscar ajuda de especialistas nunca é demais e, nos últimos anos, os pequenos e médios empresários têm procurado mais orientação antes de tomar decisões. Pesquisas recentes indicam que as PMEs do setor de Comércio são as que mais procuram consultoria financeira, seguidas por Serviços e Indústria. As principais dúvidas são em relação aos mecanismos de cobrança, ferramentas de gestão do negócio via internet e crédito para PMEs.

Diante da demanda, vemos cada vez mais iniciativas de apoio ao empreendedorismo em nosso país, capacitação de empresários e ações que visam despertar a gestão consciente e sustentável dos negócios. Trata-se de um movimento em consolidação que só tende a contribuir para a economia do país e o fortalecimento desse nicho que é um dos grandes propulsores do Brasil.

* Rogério Braga   é diretor da área de empresas do Itaú-Unibanco