Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Com venda autorizada no Brasil, Mounjaro ganha preço e data para chegar às farmácias

Medicamento é similar ao Ozempic, que faz parte da febre das canetas emagrecedoras

  • Foto do(a) author(a) Carolina Cerqueira
  • Carolina Cerqueira

Publicado em 25 de abril de 2025 às 12:00

Caneta de Mounjaro
Caneta de Mounjaro Crédito: Divulgação/Eli Lilly Brasil

O Mounjaro, nome comercial da tirzepatida, teve a comercialização no Brasil autorizada. O anúncio foi feito para jornalistas pela farmacêutica responsável, Eli Lilly, na manhã desta sexta-feira (25). O medicamento é voltado para o tratamento da diabetes tipo 2, mas ficou conhecido popularmente como ‘Ozempic dos ricos’, por conta do efeito de emagrecimento.

O Mounjaro foi lançado primeiro nos Estados Unidos e foi aprovado pela Anvisa no Brasil em setembro de 2023, até então sem autorização de venda. O produto vinha sendo importado de assessorias especializadas, clínicas no exterior e através de compras diretas em viagens, desde que o comprador apresentasse relatório médico ou prescrição. Os preços chegaram a R$ 10 mil a caixa.

A aprovação veio após mais de 10 estudos clínicos de fase três que recrutou mais de 19 mil pacientes com diabetes tipo 2 em todo o mundo, incluindo o Brasil, com a participação de mais de 1.100 pacientes e mais de 50 médicos investigadores envolvidos, em 44 centros de estudo.

De acordo com a farmacêutica, o Mounjaro vai estar disponível nas farmácias brasileiras no dia 15 de maio, nas doses de 2,5 mg e 5 mg. O produto vendido será a caixa com quatro unidades de canetas de autoaplicação, o que equivale a um mês de tratamento, já que o uso recomendado é de uma caneta por semana.

Outra recomendação é de uso inicial da dosagem de 2,5 mg durante quatro semanas e, após este período, o uso da dosagem de 5 mg. Cada caneta tem aplicação única e é, portanto, descartável.

Os preços mais baratos das caixas são os oferecidos nas compras mediante cadastro gratuito no programa Lilly Melhor para Você. Com ele, na compra online, a caixa da dose de 2,5 mg custa R$ 1.406,75 e, da dose de 5 mg, R$ 1.759,64. Já nas lojas físicas os valores são R$ 1.506,76 e R$ 1.859,65, respectivamente.

Fora do programa, os preços máximos previstos pela farmacêutica são de R$ 1.907,29 para a dose de 2,5 mg e R$ 1.859,65 para a dose de 5 mg, considerando a alíquota de 18% de ICMS de São Paulo.

Uma decisão da Anvisa publicada no dia 16 de abril estebeleceu a necessidade de retenção de receita médica para a compra das chamadas canetas emagrecedoras. A categoria inclui os medicamentos semaglutida, liraglutida, dulaglutida, exenatida, tirzepatida e lixisenatida. Com isso, o Mounjaro só será vendido mediante receita, com validade de até 90 dias a partir da data de emissão. Além disso, a farmacêutica recomenda que o medicamento só seja usado com acompanhamento médico. 

A tirzepatida é registrada como terapia para controle do índice glicêmico de adultos com diabetes tipo 2 como adjuvante a dieta e exercícios. Ela registra resultados positivos de controle da taxa de açúcar no sangue, redução de fome e velocidade de esvaziamento gástrico.

A fama do medicamento é de ser uma ‘bariátrica sem cortes’. Vale ressaltar que a medicação ainda aguarda autorização da Anvisa para uso de controle da obesidade e/ou sobrepeso.

A farmacêutica destaca a velocidade dos efeitos e diz que o Mounjaro entrega “resultados sem precedentes”, sendo “o maior lançamento da história da Eli Lilly”. A marca é responsável pelo lançamento da primeira insulina comercial do mundo, em 1923, iniciando a trajetória no mercado de diabetes.