Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

O que assistir do cinema nacional? 12 ótimos filmes brasileiros recentes para ver em casa

Para quem ama assistir ao cinema nacional, ou quem tem interesse de sair de opiniões superficiais sobre a indústria cinematográfica do Brasil, o CORREIO separou uma lista com obras imperdíveis

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 21 de dezembro de 2025 às 10:00

O último azul
O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro, é um dos destaques brasileiros Crédito: Divulgação

O cinema brasileiro vive um momento de efervescência criativa e reconexão com o público, principalmente com o sucesso dos recentes Ainda Estou Aqui e O Agente Secreto. Longe de se prender a um único gênero, a produção atual transita com naturalidade entre o resgate de ícones da cultura pop, o suspense político de alta voltagem e dramas intimistas aclamados em festivais internacionais. Para quem ama assistir ao cinema nacional, ou quem tem interesse de sair de opiniões superficiais sobre a indústria cinematográfica do Brasil, o CORREIO separou 12 filmes recentes como indicações para assistir.

O universo lúdico de Mauricio de Sousa ganha nova vida com o aguardado live-action do "Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa", enquanto a trajetória de um dos maiores artistas do país é celebrada na cinebiografia "Homem com H", que explora a vida de Ney Matogrosso. No campo literário, a sensibilidade de Valter Hugo Mãe chega às telas com "O Filho de Mil Homens", reforçando a tendência de transformar grandes livros em cinema de qualidade, capaz de emocionar e entreter.

Os Enforcados - Regina e Valério são um casal feliz que busca uma saída para os negócios criminosos da família, mas seus esforços só os empurram cada vez mais para o buraco do qual esperavam escapar | Telecine por Imagem: Reprodução digital | Paris Filmes

No entanto, a safra também é marcada pelo retorno de diretores consagrados ao suspense e à tensão social. O aclamado Kleber Mendonça Filho volta a explorar as nuances do Recife em "Agente Secreto", um thriller ambientado nos anos 70, enquanto Fernando Coimbra (de O Lobo Atrás da Porta) aposta no nervosismo do submundo do jogo do bicho com "Os Enforcados".

A lista ainda abre espaço para o fantástico e o distópico com "Enterre Seus Mortos", cinema de gênero brasileiro — aquele que flerta com o terror e o mistério.

Por fim, a seleção mergulha profundo na diversidade regional e nas relações humanas complexas. Filmes como "Malu" e "Manas" têm sido celebrados pela crítica por suas atuações viscerais e retratos femininos potentes, abordando desde conflitos familiares no Rio de Janeiro até a dura realidade das mulheres na região amazônica. A pluralidade geográfica se completa com o western à brasileira de "Oeste Outra Vez".