Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Peça baseada em infância de Raul Seixas é dirigida opção para público infantojuvenil

Ficção científica surgiu a partir das brincadeiras que o cantor protagonizava com o irmão Plínio na infância

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 26 de abril de 2025 às 05:00

Nelito Reis interpreta Raulzito
Nelito Reis interpreta Raulzito Crédito: Victor Blvk\divulgação

Foi entre a pré-adolescência e a adolescência que o diretor e dramaturgo baiano Edvard Passos, 46 anos, encantou-se por Raul Seixas. “Quando eu era ainda criança, vi Plunct Plact Zum [especial de TV em que Raul cantava Carimbador Maluco]. Mas aos 11 anos, me deparei com a discografia dele e fiquei impressionado com os enigmas que havia nas músicas, que pareciam uma carta de tarô, com muitas coisas a serem desvendadas”, lembra Edvard.

O dramaturgo decidiu então dividir com os adolescentes e pré-adolescentes de hoje o seu encanto pelo roqueiro baiano e criou o espetáculo Aventuras do Maluco Beleza, que retorna a cartaz e será exibido somente neste final de semana na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, sábado (26) e domingo (27). Embora mais direcionado ao público que está mais ou menos entre os dez e 15 anos de idade, Edvard acredita que os menores também possam se interessar.

A montagem é um musical livremente (bem livremente mesmo!) inspirado na infância de Raul e do irmão dele, Plínio, que é amigo de Edvard. O criador da peça, portanto, foi direto à fonte para saber como foi à infância de Raul. 

“Os dois brincavam muito no quarto, antes de dormir. Dividiram muitos jogos e invencionices, muitas maluquices! Quando eu ouvia Plínio contar, notava que ali estava a base para a construção de um universo ficcional: eles criavam viagens pelo espaço e pelo centro da Terra e era um processo muito inventivo, criativo”.

Edvard Passos

criador do texto de As Aventuras do Maluco Beleza

Segundo Edvard, o espetáculo é uma ficção científica com toques quixotescos e distópicos. Os dois meninos, em seu quarto, durante a década de 1960, recebem a missão de salvar a humanidade do Monstro Sist, uma alegoria à hiperconectividade e à obsessão moderna pelas telas. “Eles então partem para uma viagem no tempo e têm uma noite apenas para cumprir a missão, porque precisam retornar a tempo de irem para a escola no dia seguinte”, diz o criador da peça. Mas Raul, que não era lá muito chegado às ciências exatas, se atrapalha e acaba viajando para o passado, onde encontra o matemático Pitágoras, que o socorre e ajuda a ir para o futuro, seu destino correto.

A trilha sonora, com sucessos de Raul e também canções de seu “lado B”, ganharam arranjos de Luciano Salvador Bahia. A plateia vai ouvir versões de No Fundo do Quintal da Escola, Sociedade Alternativa, A Geração da Luz e Carimbador Maluco, entre outras. Há também uma versão em português de Love is Magick, originalmente gravada em inglês por Raul. E quem conhece bem a obra do compositor vai notar, nas falas dos personagens, referências a algumas letras dele.

Aventuras do Maluco Beleza foi exibida pela primeira vez há 15 anos, na mesma Sala do Coro onde será exibido neste final de semana. O retorno aconteceu no ano passado, a convite da Flipelô - Festa Literária Internacional do Pelourinho. Edvard conseguiu reunir praticamente o mesmo elenco da montagem original: Daniel Farias (Plininho); Jarbas Oliver (Pitágoras), José Carlos Jr (Carimbador Maluco); Thaís Laila (Luna) e Alan Miranda (Mêlo). A única mudança foi a substituição de Rafael Medrado por Nelito Reis.

SERVIÇO: Aventuras do Maluco Beleza. Sala do Coro do Teatro Castro Alves (Campo Grande). Sábado e domingo, às 11h e às 16h. Ingresso: R$ 60 | R$ 30

Nairzinha Spinelli lança livro infantil neste sábado (27)

A pesquisadora e contadora de histórias Nairzinha Spinelli lança neste domingo (27), às 16 horas, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista, o primeiro volume de sua nova trilogia literária, Vovó Nana na História do Brasil. Este primeiro livro, Viajando e Conhecendo os Indígenas, propõe uma imersão lúdica na rica cultura dos povos originários do Brasil. Por meio de histórias, lendas, brincadeiras e canções, Nairzinha apresenta o universo indígena às crianças de 2 a 10 anos. Iris Pirajá, encarregada das ilustrações, fala sobre seu trabalho: “O processo de ilustrar esse livro foi um caminho bonito de conexão entre os sentimentos despertados em mim e o potente imaginário que a história evoca. Ainda temos muito o que aprender com os povos originários — sobre o respeito à vida e a convivência em comunidade”, conta.

SERVIÇO: Lançamento de Viajando e Conhecendo os Indígenas, com presença da autora Nairzinha Spinelli. Livraria LDM (Shopping Bela Vista). Domingo (27), 16h

Bugigangas transformadas em obra de arte

A obra Incompatibilidade é uma das criações de Isay Weinfeld, feitas a partir de objetos comprados em feirinhas de rua
A obra Incompatibilidade é uma das criações de Isay Weinfeld, feitas a partir de objetos comprados em feirinhas de rua Crédito: Ding Musa\divulgação

Está em cartaz na galeria Galatea, na Rua Chile, a exposição Ininteligibilidade, de Isay Weinfeld. As obras foram elaboradas a partir de objetos garimpados pelo artista em feirinhas e mercados de pulga nos mais diversos países. A mostra, que estava em São Paulo - onde há duas unidades da Galatea -, traz seis obras diferentes daquelas que compõem a seleção original, incluindo três inéditas. “São objetos curiosos que fui colecionando e, com o tempo, combinando e ressignificando. O humor é algo muito presente na minha vida, que preciso de alguma forma extravasar. Fazer cinema e exposições me dão essa oportunidade.” Isay Weinfeld é arquiteto e já realizou projetos para o Grupo Fasano, em São Paulo, além de ter criações como o edifício La Petite Afrique, em Mônaco, e o restaurante Le Pavillon, para o chef Daniel Boulud, em Nova York. No cinema, dirigiu e escreveu o roteiro de Fogo e Paixão (1988), que tinha no elenco, entre outros, Paulo Autran, Fernanda Montenegro e Rita Lee.

SERVIÇO Exposição Ininteligibilidade, de Isay Weinfeld. Galatea Salvador (Rua Chile, 22). Até final de maio. Visitação: Terça a quinta: 10 às 19h| Sexta: 10h às 18h | Sábado: 11h às 15h

Novas salas Vip de Lux em Salvador

Serão inauguradas em maio duas novas salas Vip De Lux no Shopping Paralela, em Salvador. As novas salas são equipadas com poltronas chaise longue (sofá em forma de poltrona que permite esticar as pernas) de couro , reclináveis eletronicamente e com mesas individuais. O espaço também terá uma bilheteria dedicada para os clientes De Lux e cardápio com pipocas especiais e uma carta de bebidas que inclui vinhos, espumantes, cafés, chás e cervejas long neck. Os pedidos são entregues diretamente nas poltronas. A estreia das novas salas acontece durante a chegada de dois candidatos a sucesso de bilheteria: o live-action de Lilo & Stitch, Missão Impossível – O Acerto Final, que marca a despedida de Tom Cruise da icônica franquia de ação.