Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Chef baiano representará o Brasil na final de competição mundial de gastronomia

Etapa do Cook for Change será realizada em março de 2026

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 4 de dezembro de 2025 às 22:01

Chef Ricardo Fontana
Chef Ricardo Fontana Crédito: Divulgação

Em março de 2026, a Bahia terá um representante na grande final do Cook for Change, competição mundial de gastronomia sustentável. O chef Ricardo Fontana levará seus talentos culinários para a etapa do campeonato em Londres.

Ricardo é natural de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, e radicado em Minas Gerais há mais de 20 anos; por isso, carrega as duas culturas como alicerce da sua formação culinária. A paixão pela gastronomia foi herança da mãe e da avó. Hoje, ele acumula quase duas décadas dedicadas à alta gastronomia.

Pudim de queijo canastra, soverte de goiaba e farofa de castanha de caju por Reprodução/ Redes sociais

Na cozinha, Fontana assumiu o compromisso de fazer escolhas conscientes diariamente, aproveitando totalmente os ingredientes e diminuindo o impacto ambiental. Para ele, cozinhar com propósito transforma não só pratos, mas também comportamentos. “Tenho filhos. Então é minha obrigação tentar deixar um planeta um pouco melhor do que eu encontrei para eles”, afirma.

A vaga na final da disputa foi conquistada na semifinal regional, realizada em Chicago, nos Estados Unidos. O desafio da vez era criar pratos com baixo impacto ambiental, aproveitamento integral dos ingredientes e técnicas culinárias sustentáveis. Fontana apresentou uma receita autoral inspirada na Terra Preta da Amazônia, construída com sementes, cascas, talos e outros elementos que normalmente seriam descartados, e saiu consagrado.

“Estou muito feliz de poder levar um pouco do Brasil para esse palco global. Sempre cozinhei buscando aproveitar tudo o que a natureza oferece, de forma nutritiva e consciente. Minha inspiração para esse prato veio do solo amazônico e da potência cultural da região”, destacou o chef, que atualmente trabalha na rede Sodexo Brasil.