Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cidade baiana registra a temperatura mais quente do país; saiba qual

Além do calor intenso e do tempo seco, destaca-se a persistência da baixa umidade do ar, o que favorece a ocorrência de focos de calor

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 1 de novembro de 2025 às 15:56

Termômetro chega a marcar 40 graus em meio a forte onda de calor
Termômetro chega a marcar 40 graus em meio a forte onda de calor Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Verão nem chegou ainda, mas o calor já se adiantou e tem cidade baiana com o termômetro registrando temperaturas acima dos 40 graus. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Ibotirama, no oeste baiano, registrou 40.3º nessa sexta-feira (31) e foi a que teve a temperatura mais alta do país.

Ibotirama também foi a única no Brasil inteiro a marcar uma temperatura acima dos 40 graus. Em segundo lugar ficou Caicó, com 38.8º,  no Rio Grande do Norte. Além de Ibotirama, outras duas cidades baianas entram no ranking das dez mais quentes do país: Correntina, com 38.4º, e Barra, com 35.6º, ambas localizadas no oeste baiano.

De acordo com a previsão do tempo do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a continuidade da atuação de uma massa de ar seco mantém as condições de tempo estável neste sábado (1º) em todo o estado. No Litoral, incluindo Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo, o tempo segue firme, com predomínio de sol. No entanto, devido às condições termodinâmicas, há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas nas primeiras horas da manhã. Na região Oeste, além do calor intenso e do tempo seco, destaca-se a persistência da baixa umidade do ar, o que favorece a ocorrência de focos de calor.

Calor ficará insuportável por Shutterstock

Já no domingo (2), a continuidade da presença de uma massa de ar seco mantém o tempo estável em todo o estado. No Litoral, incluindo Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo, o tempo segue firme e com predomínio de sol. No entanto, devido às condições termodinâmicas, há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas nas primeiras horas da manhã. Nas demais regiões do estado, não são esperadas mudanças nas condições sinóticas, e o tempo permanece estável, com sol predominante. Na região Oeste, além do calor e do tempo seco, destaca-se a persistência da baixa umidade relativa do ar, o que favorece a ocorrência de focos de calor.

A previsão indica ainda o predomínio de sol e tempo seco em grande do estado na segunda-feira (3). No entanto, nas primeiras horas da manhã, há possibilidade de chuvas rápidas, especialmente sobre a faixa litorânea. No decorrer do período haverá aumento de nebulosidade e chuvas, principalmente no Oeste e Centro-Sul.

De acordo com informações do Inmet, no mês de novembro, na região Nordeste, a previsão aponta para temperaturas acima da média em todos os estados, principalmente no sul do Piauí e no leste do Maranhão, onde os desvios podem alcançar até 1 °C acima da média. Nos demais estados, as médias devem ficar até 0,8 °C acima da média. As temperaturas médias na região podem ultrapassar 28 °C. Mesmo em áreas próximas ao litoral, os valores devem permanecer elevados, oscilando entre 23,0 °C e 28,0 °C.