Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Detran-BA lança novas regras para ferro-velho e venda de sucatas; veja

Portaria foi publicada no Diário Oficial

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 16 de maio de 2025 às 14:16

Venda de peças precisará ter emissão de notas fiscais
Venda de peças precisará ter emissão de notas fiscais Crédito: Shutterstock

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) publicou nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial do Estado, a Portaria nº 199, que estabelece novas regras para o credenciamento de empresas que atuam na desmontagem de veículos. A medida visa regulamentar e fiscalizar as atividades de ferro-velhos e venda de peças usadas. 

O credenciamento emitido pelo órgão será válido apenas para o endereço informado pela empresa. Para obter a autorização, o interessado deve apresentar documentos, como alvará de funcionamento, estrutura física adequada, sistema informatizado de rastreabilidade e regularidade fiscal e trabalhista.

As empresas credenciadas deverão emitir notas fiscais para as operações, manter controle do estoque e garantir a correta destinação ambiental dos resíduos. Também será exigido que as peças sejam identificadas e rastreadas, desde o momento da desmontagem até sua comercialização.  As empresas já credenciadas terão prazo de 120 dias para se adequar às novas determinações. 

O Detran será responsável pela fiscalização das empresas. O descumprimento das regras poderá acarretar advertência, multa de até R$ 8 mil, suspensão ou até o cancelamento do credenciamento. A iniciativa pretende combater o comércio irregular de peças. 

Como fazer o credenciamento 

Os interessados deverão reunir a documentação exigida e protocolar o pedido de credenciamento através do e-mail ([email protected]). É preciso que a empresa tenha CNPJ ativo, com atividade compatível a função, alvará de funcionamento e comprovante de propriedade ou posse legal do imóvel onde funcionará a empresa. O Detran irá visitar e avaliar o local do estabelecimento. Se aprovado, o credenciamento será publicado no Diário Oficial.