Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Feira de Santana recebe biofábrica voltada para semi-árido

A unidade produzirá cerca de cinco milhões de mudas anuais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2008 às 21:45

 - Atualizado há 2 anos

A cidade de Feira de Santana, a 107km de Salvador, irá receber a primeira biofábrica do mundo voltada para o semi-árido. A unidade terá capacidade de produzir cinco milhões de mudas anualmenten que serão disponibilizadas para agricultores da região, assentados da reforma agrária, quilombolas e comunidades indígenas e, também, comercializadas.

A fábrica irá produzir mudas de bananas, abacaxi, sisal, cajueiro anão, umbu gigante, umbu cajá, cajá, maracujá, acerelo, maçã, manga e citros, dentre outras. As plantas serão produzidas através de um sistema de clonagem, que permite que o ciclo de produção seja mais curto e de melhor qualidade, protegendo contra pragas e doenças.

A implantação da biofábrica foi discutida neste final de semana, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, do superintendente da Agricultura Familiar, Ailton Florêncio, e o reitor José Carlos Barreto. Um termo de compromisso técnico foi assinado. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) também participou do acordo, assim como o Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Ceteb).