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Da Redação
Publicado em 25 de julho de 2022 às 20:42
- Atualizado há 2 anos
A loja online “Cintos Byhi” foi alvo de uma ação civil pública do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), ajuizada nesta segunda-feira (25). Segundo o órgão, a loja fez propaganda enganosa e teve falha na prestação de serviços, após não entregar os produtos comprados por clientes na Bahia.>
Segundo a promotora de Justiça Thelma Leal, além de não efetuar a entrega de mercadorias compradas, a loja não disponibilizava meios para obter cancelamento da compra ou estorno dos valores, práticas consideradas abusivas. A empresa, que realizava as vendas pelo perfil no Instagram (@cintosbyhi) e através do site (byhicintos.kyte.site), não mantinha comunicação com os consumidores prejudicados e bloqueava as contas dos usuários que apresentavam reclamações acerca da qualidade do serviço.>
Em pedido liminar à Justiça, a promotora solicitou que a loja seja obrigada a informar, em um prazo de dez dias, em suas redes sociais e site a indisponibilidade de produtos ofertados, bem como a restituir as quantias pagas pelos clientes que não tiveram os produtos entregues no prazo previsto. Caso as orientações não sejam cumpridas, a loja pagará multa diária de R$5 mil.>
Além disso, o MP solicitou a indenização individual dos consumidores por danos patrimoniais e extrapatrimoniais, quando comprovados, e a indenização, no valor de R$200 mil, por danos morais coletivos em decorrência da falha na prestação do serviço, que deve ser destinada ao Fundo Estadual de Proteção ao Consumidor (FEPC) do Estado da Bahia, >
No documento, a promotora destaca que, durante a investigação, a empresa foi encontrada no site de intermediação entre fornecedores e consumidores “Reclame Aqui” com milhares de denúncias referentes a “não entrega do produto” ou “reembolso não efetuado”, o que explicitou a coletividade das práticas abusivas realizadas pela loja. Já no Instagram, perfis de denúncia foram criados com “inúmeras reclamações com o mesmo objeto da denúncia inicial”.>