Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

MP denuncia sobrinhos por abandono e maus-tratos a idosa com esquizofrenia em Salvador

Mulher de 79 anos viveu em condições degradantes em casa com mais de 70 casos e sofreu fratura grave após queda

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 15 de julho de 2025 às 15:14

Idosa
Imagem ilustrativa mostra idosa sentada Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Arquivo

O Ministério Público da Bahia apresentou denúncia contra três sobrinhos por abandono de incapaz, que resultou em lesão corporal grave, além de exposição da saúde física e mental da idosa a risco. A vítima, uma mulher de 79 anos, viúva e sem filhos, portadora de esquizofrenia, foi submetida a condições consideradas desumanas e degradantes, conforme apurou a promotora Ana Rita Nascimento. O caso foi em Salvador.

Os familiares, únicos parentes próximos e responsáveis legais pela guarda e cuidado da idosa, foram acusados de abandono doloso. Segundo a promotora, mesmo cientes da fragilidade da mulher, os denunciados deixaram de prestar os cuidados necessários, o que levou a uma situação de extrema vulnerabilidade. Em 2024, ao tentar trocar uma lâmpada sozinha, a idosa caiu e ficou cerca de 24 horas no chão, sem receber socorro dos parentes, sendo resgatada somente por um psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Ana Rita Nascimento ressaltou que o abandono não foi um episódio isolado, mas persistiu ao longo dos anos, apesar das intervenções do Ministério Público e da rede de proteção social.

 A promotora também destacou que a idosa acumulava em seu apartamento mais de 70 gatos, vivendo em ambiente insalubre, com elevado risco de zoonoses, o que agravava sua situação de saúde física e mental, segundo laudos do Centro de Controle de Zoonoses e do Caps.

[Edicase]A prática da arteterapia estimula a criatividade dos idosos (Imagem: Stiva Urban | Shutterstock) por Imagem: Stiva Urban | Shutterstock