Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Patinetes elétricos foram usados para mais de 350 mil viagens em Salvador

Os usuários de Salvador usaram o equipamentos para percorrer mais de 1 milhão de quilômetros pelas vias da cidade

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 30 de julho de 2025 às 09:20

Patinetes elétricos chegam em Salvador
Patinetes elétricos chegam em Salvador Crédito: Ascom Semob

Os patinetes elétricos passaram a fazer parte da rotina e do cenário da cidade. Não tem dia, não tem hora, nem local específico, os azulzinhos estão por toda parte e são usados das mais diferentes formas. É usado para o lazer dos baianos, mas também para deslocamento entre diferentes áreas da cidade. No mês passado, o serviço de aluguel de patinetes elétricos da JET completou seis meses de operação em Salvador. E os números mostram que o azulzinho caiu mesmo no gosto dos soteropolitanos: já foram realizadas mais de 364 mil viagens e mais de 1,11 milhão de quilômetros percorridos. Segundo estimativas da empresa, isso evitou a emissão de aproximadamente 240 toneladas de CO₂ na atmosfera.

Atualmente, cerca de 113 mil moradores da cidade utilizam o serviço da JET. Além disso, 37% das viagens são feitas por assinantes, o que demonstra o uso frequente e integrado dos patinetes na mobilidade cotidiana. Um dos usuários é o universitário Jean Soares, que conta que prefire utilizar os patinetes elétricos para os trechos curtos. "Afinal, ganho tempo e ainda faço um rolê ao ar livre. Mais prático do que ir de ônibus ou de carro de aplicativo", avalia.

Patinetes elétricos foram usados para mais de 350 mil viagens em Salvador por Divulgação

Para incentivar uma condução mais segura e consciente, a empresa já promoveu dezenas de edições gratuitas da Escola de Direção Segura, as blitz educativas, junto com a Administração Pública Municipal, oferecendo aulas práticas sobre as regras de trânsito e o uso adequado do equipamento, com apoio de instrutores especializados. “Ficamos felizes com a adesão da população e com a confiança construída ao longo desses meses. Nosso objetivo é oferecer à cidade uma solução tecnológica, ecológica e confiável de mobilidade”, afirma o assessor da JET, Lincoln Silva.

Desde o início das operações, a empresa já gerou mais de 40 empregos diretos em Salvador, incluindo técnicos de campo, motoristas, atendentes e instrutores de mobilidade. Além da expansão contínua dos pontos de estacionamento - adaptados às demandas dos usuários - a JET também lançou recentemente a funcionalidade “pacotes de minutos”, que permite ao usuário comprar uma determinada quantidade de minutos (por exemplo, 30 ou 100) e economizar até 20% em relação ao modelo tradicional “por minuto”.

A JET é uma das líderes em micromobilidade na América Latina, oferecendo aluguel de patinetes elétricos, bicicletas elétricas e carregadores portáteis. Fundada em 2023, a empresa está presente em 26 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Salvador, Fortaleza e Aracaju.