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Da Redação
Publicado em 16 de dezembro de 2020 às 18:42
- Atualizado há 2 anos
A pandemia da covid-19 deixou milhares de estudantes sem acesso à educação, comprometendo sua formação e a conclusão do ano letivo. Esta foi uma realidade, especialmente, para a rede pública. A maior parte das escolas municipais ou estaduais não conseguiu colocar em prática recursos de aprendizagem para oferecer condições ao estudante de participar de aulas remotas, que foi a alternativa adotada diante das medidas de isolamento social determinadas pelos órgãos de saúde. >
Com base na Resolução nº 50, do Conselho Estadual de Educação, publicada no dia 19 de novembro, que autoriza as redes e instituições de educação a adotarem um calendário contínuo no ano letivo de 2021, o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) decidiu implantar nas suas escolas que oferecem o Ensino Fundamental o Projeto SESI Continuum. A proposta é acolher alunos oriundos de outras redes, oferecendo a possibilidade de concluírem a série que ficou incompleta em 2020, mas já matriculados na série subsequente. >
O projeto, que vai contemplar apenas alunos do 5º ao 9º ano, vai representar para o SESI um investimento de mais de R$ 1,5 milhão na implantação das séries paralelas. A proposta prevê que as aulas de realinhamento do ano letivo de 2020 serão cursadas no turno oposto ao das aulas regulares, distribuídas numa carga horária especial complementar. A ideia é oferecer um modelo híbrido, que inclui aulas presenciais e remotas, até que os órgãos oficiais determinem a normalização das atividades integralmente presenciais. >
Para viabilizar o Projeto SESI Continuum, o SESI prevê a contratação de 65 novos professores nas áreas de Matemática, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Linguagens. Eles atuarão exclusivamente para atender a esta demanda. >
A gerente de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo, explica que o objetivo deste projeto é dar oportunidade aos estudantes de escolas públicas de recuperarem o processo de aprendizagem se beneficiando de todas as tecnologias educacionais que o SESI Bahia oferece, inclusive, provendo infraestrutura para que o estudante da rede pública tenha acesso aos equipamentos necessários. >
“Com esta iniciativa, o SESI busca cumprir a sua contrapartida social já que o estudante terá acesso a esta formação complementar sem desembolsar nada além da mensalidade regular”, explica. Cléssia lembra que toda a proposta já está incorporada no Projeto Pedagógico da Rede, conforme a legislação do Conselho Estadual de Educação. A matrícula dos estudantes interessados em fazer parte do projeto SESI Continuum já estão abertas. O SESI reservou 520 vagas para este projeto, distribuídas por todas as escolas de ensino fundamental da capital e interior. Para se inscrever é só acessar o site da instituição, na área Ensino Fundamental. >