Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Sujo de óleo, filhote de tartaruga é encontrado morto em Vilas do Atlântico

Mutirões acontecem neste sábado (19)

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 19 de outubro de 2019 às 07:08

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Guardiões do Litoral/Divulgação

Um filhote de tartaruga foi encontrado morto na manhã deste sábado (19), em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O animal estava completamente coberto pelo óleo que tem poluído as praias da região Nordeste.

A tartaruga, encontrada por voluntários por volta das 5h30, estava na região da Barraca Buraco Da Velha, na Rua Praia de Grumari. De acordo com o último levantamento divulgado pela Limpurb, pelo menos 81 toneladas do material tóxico já haviam sido recolhidas na capital baiana desde o primeiro aparecimento de manchas, no dia 10 de outubro.

Como ainda não foi recolhido, o animal não está, por enquanto, na lista de óbitos na fauna marinha do Projeto Tamar. Segundo levantamento feito pelos pesquisadores, desde que o óleo chegou à Bahia foram registrados outros 10 bebês de tartarugas mortos e dois resgatados com vida em áreas monitoradas. Além disso, foram registrados os encalhes de duas tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea), uma sub-adulta e outra adulta, e uma de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) juvenil.

"É importante ressaltar que, embora as tartarugas tenham interagido com o óleo, não é possível afirmar que esta foi a causa do óbito destes indivíduos", disse o Tamar por meio de nota.

Já o Ibama registrou duas tartarugas mortas, sendo uma em Salvador, na Praia da Pituba, e outra em Jandaíra, além de outras duas resgatadas com vida, sendo uma em Jandaíra e outro no Conde. O órgão federal também registrou uma ave resgatada com vida em Maraú.

Em toda a região Nordeste, o Ibama contabiliza 29 animais afetados. Destes, são duas aves mortas e uma viva, 11 tartarugas marinhas vivas e 15 mortas, além de 486 Filhotes de tartarugas marinhas capturadas preventivamente.

Mutirões Para tentar ajudar na coleta deste material, um grupo de voluntários realiza mutirões neste sábado, a partir das 9h. Para participar, basta chegar ao local, mas é importante utilizar equipamentos de proteção, como sapatos fechados e luvas de PVC. 

Em Salvador e RMS, as ações acontecerão em pontos estratégicos - ou seja, nos locais que foram mais afetados. Neste sábado, a limpeza será feita na Praia da Pituba (perto da colônia de pescadores); na Pedra do Sal (Rua das 7 Casas, final da rua); em Ipitanga (em frente ao Centro Panamericano de Judô); e Corsário (estacionamento em frente ao Parque de Pituaçu).