Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Trecho da BR-101 é interditado por manifestantes na Bahia

PRF está no local

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 8 de julho de 2025 às 10:45

Manifestação Indígena Interdita BR-101 em Itamaraju (BA) Crédito: Divulgação 

Desde as 08h30 da manhã da segunda-feira (7), um grupo de aproximadamente 30 indígenas realiza uma manifestação com interdição total da BR-101, no km 793, nas proximidades do trevo de Itamaraju, próximo à entrada do Parque Nacional do Monte Pascoal.

Os manifestantes exibem faixas com mensagens que alegam perseguição a lideranças da comunidade indígena local. Eles reivindicam justiça e cobram providências das autoridades competentes.

A manifestação tem sido pacífica, mas um incidente foi registrado ontem (7), por volta das 11h30, quando a condutora de um caminhão tentou ultrapassar o bloqueio aproveitando a liberação pontual de outro veículo. A atitude foi mal recebida pelos manifestantes, que alegaram risco à segurança das pessoas presentes no local, incluindo crianças e mulheres.

A condutora foi interceptada já na BR-498, onde foi retirada do veículo por manifestantes. O caminhão foi danificado e, segundo relatos, os manifestantes teriam ateado fogo no veículo. A mulher foi entregue à equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sem ferimentos aparentes.

Ela relatou ter sido vítima de agressões físicas leves e ameaças. Após ser retirada do local com segurança, foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Itamaraju para registro da ocorrência. Ela optou por não receber atendimento médico.

Até a manhã desta terça-feira (8), o bloqueio permanecia ativo e a manifestação seguia de forma organizada. A PRF continua no local, monitorando a situação, orientando os condutores e mantendo o diálogo com os líderes do movimento.