Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Decoração: molduras valorizam obras de arte e objetos de estima, além de embelezar paredes

Ficou na dúvida de qual usar? Confira nossas dicas e deixe sua casa mais charmosa

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 3 de maio de 2017 às 08:00

 - Atualizado há 3 anos

Molduras protegem quadros e fotografias (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)Fina ou grossa, lisa ou decorada, em madeira, metal e até acrílico. O território é vasto quando o assunto é moldura. Usada para proteger  de obras de arte a objetos afetivos, ela tem a função extra de ajudar a compor os mais  diversos ambientes. “Os mais jovens gostam de misturar os  estilos na hora de escolher as molduras, mas tem que ter coerência para deixar as paredes harmônicas”, opina o produtor de ambientes João Climaco, proprietário da Vintage Decor.Mistura de estilos em fotografias, quadros e  colares. Escolha por molduras varia de acordo com objetos (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)De acordo com o especialista, a moldura deve ser eleita  de acordo com o objeto a ser protegido. “Se for tela,  gosto de trabalhar com a temática da pintura, já no caso da fotografia, prefiro deixar que flutue na parede. Nesses casos, ela quase não aparece”. 

O adereço também tem presença garantida nos espelhos, só que, de coadjuvante, se tornou protagonista. “Antigamente, os clientes pediam algo discreto. Hoje, a procura é por molduras largas e decoradas, que enfeitem o espelho”, garante  a vendedora Selma Santos, da Vidraçaria Carlos Gomes.Protegidas: composição com conchas ganhou moldura-caixa (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)Como escolher, fazer manutenção e compor ambientes?

Tipos“Existe um tipo de moldura para cada trabalho que você quer emoldurar, inclusive caixas para objetos”, diz Clímaco. “Se for uma obra de 50 cm x 70 cm, dá para usar moldura com largura de 5 a 6 centímetros. Se passar de 1 metro, melhor usar de 8 a 10 centímetros para valorizar”, explica Selma.

Escolhas“Se for tela, gosto de trabalhar com o tema para  a moldura não chamar mais a atenção que a obra. Se for contemporâneo ou de grande dimensão, uso baguete. Se for clássica,  pode ser rebuscada, adornando mesmo”, revela Clímaco. “No caso de fotografia, sigo uma regra: se é contemporânea, principalmente em preto e branco, não uso paspatur. Prefiro que a moldura passe despercebida. Escolho algo mais delicado, em preto, prata ou cobre, além das baguetes naturais quando se trata de natureza”, complementa.  Elas podem ser de madeira, metal ou acrílico, ser  lisa ou com texturas, com cores neutras ou laqueadas (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)PaspaturÉ um papel especial com PH neutro usado como borda entre o trabalho e a moldura e que  protege a fotografia, já que tem uma altura que isola a obra do contato com o vidro. “Pode servir de recurso para crescer a tela quando a obra é muito pequena. A largura varia de 2 a 10 centímetros”, diz Selma.

PreçoA partir de R$ 35 – uma obra de 30  cm x 50 cm –, já dá para colocar uma moldura. Os valores variam de acordo com tamanho,  largura e material.Colares ganham nova função na parede ao receber molduras (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)Na paredeDá para misturar diferentes tipos de molduras, já que os quadros não precisam combinar entre si. Mas é importante que  montem uma composição para não parecerem soltos pela parede.