Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP) será realizada em Belém (PA), em novembro

  • Foto do(a) author(a) Agência Brasil
  • Agência Brasil

Publicado em 18 de maio de 2025 às 16:19

GAlckmin
Geraldo Alckmin e o Papa Leão 14 Crédito: Vatican News/ Divulgação

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entregou ao Papa Leão 14 uma carta na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convida para uma visita ao Brasil, em especial para a COP30, a ser realizada em Belém (PA), no mês de novembro.

De acordo com a assessoria da Vice-Presidência, a entrega da carta foi neste domingo (18), após Alckmin ter assistido à missa que celebrou o pontificado do novo Papa. Na carta, Lula também lembrou que as relações entre Brasil e Santa Sé completarão 200 anos em 2026.

A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP). É um encontro anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças climáticas.

“Quero destacar a honra de representar o governo brasileiro no início do pontificado do Papa Leão 14, trazer os cumprimentos do presidente Lula ao chefe de Estado do Vaticano e ao líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana. E trouxe o convite do presidente Lula para o Papa Leão 14 para visitar o Brasil, especialmente, na COP30 em novembro em Belém”, disse Alckmin durante o encontro.

Segundo o vice-presidente, que está em Roma desde sábado (17), ao promover a paz, o Papa Leão 14 traz uma “grande esperança para toda a humanidade”.

O vice se reuniu com os cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados e Organizações Internacionais da Santa Sé, na embaixada do Brasil da Santa Sé.

Alckmin retorna ao Brasil ainda neste domingo (18).

O papa conhece o Brasil

O Papa Leão 14, eleito no último dia 8 em um Conclave que durou apenas dois dias, já esteve no Brasil. As visitas ocorreram quando ele ainda era padre-geral dos agostinianos. Ele esteve em diversas cidades, entre elas Belo Horizonte (MG), em 2012, e Guarulhos (SP), em 2013. Houve ainda passagens por Campinas (SP) e Rio de Janeiro.

O Papa faria uma nova visita ao Brasil em 2025. Ele participaria da 62ª Assembleia dos Bispos do Brasil, que seria realizada em Aparecida (SP), de 30 de abril a 9 de maio. As passagens já estavam até compradas. Com a morte do Papa Francisco, o evento foi adiado para 2026.