Alexandre de Moraes autoriza apreensão de armas, passaporte e celular de Carla Zambelli

PF fez buscas em endereços de deputada federal e prendeu 'hacker da Vaza Jato'

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2023 às 11:46

Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal
Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quarta-feira (2) que a Polícia Federal fizesse apreensão de “armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos, passaporte, bem como de quaisquer outros materiais relacionados aos fatos investigados” da deputada federal Carla Zambelli (PL).

A determinação enviada ao Departamento de PF indicou a realização de busca e apreensão em pelo menos quatro endereços da deputada. Os mandados fazem parte da Operação 3FA.

O hacker Walter Delgatti Neto, conhecido por ter dado origem à chamada "Vaza Jato", foi preso pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (2). 

A ação tem como objetivo esclarecer a atuação de indivíduos na invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Segundo a PF, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva no estado de São Paulo e três mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, além de análise do material apreendido.