Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Anvisa manda recolher sabão líquido da Ypê por contaminação com bactéria; veja quais produtos

Anúncio foi feito pela agência nesta quinta-feira (27)

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 27 de novembro de 2025 às 17:55

Máquina de lavar roupa
Máquina de lavar roupa Crédito: Imagem gerada por inteligência artificial

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de alguns lotes de sabão líquido para lavar roupa das marcas Ypê e Tixan Ypê, nesta quinta-feira (27), após a identificação de contaminação microbiológica nos produtos.

Segundo a agência, análises conduzidas pela própria fabricante, a empresa Química Amparo Ltda, apontaram a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa. Essa bactéria pode causar diversas doenças e é uma das principais causadoras de infecções hospitalares.

Lava Roupas Líquido Ypê Express por Reprodução

Foram recolhidos lotes dos produtos: Lava Roupas Líquido Ypê Express (lotes 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 169011, 205011 e 176011), Lava roupas líquido Tixan Ypê (lotes 254031 e 193021), e Lava Roupas Líquido Ypê Power Act (lotes 190021, 223021 e 228031).

A entidade orientou que os consumidores que possuam produtos desses lotes especificados devem entrar em contato com o SAC da empresa. Além disso, as vigilâncias sanitárias locais devem adotar as medidas necessárias para impedir a circulação dos lotes dos produtos citados.

Em nota, publicada nas redes sociais da Ypê, a empresa afirmou que "quando uma empresa que faz milhões de produtos é comprometida com qualidade, ela testa [...] Mas nem sempre tudo sai como esperado". A empresa ainda informou que mesmo com um risco minimizado pelas características normais de utilização de um lava-roupas, vai recolher os produtos.

Tags:

Roupas Anvisa Contaminação Sabão Ypê Tixan ypê