Ataque derruba torre e deixa bairros de Fortaleza sem energia

Onda de ataques no Ceará chega ao 11º dia

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, O Povo
  • Rede Nordeste, O Povo

Publicado em 12 de janeiro de 2019 às 09:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Uma torre de transmissão de 500KV, pertencente à empresa Sistema de Transmissão Nordeste (STN), caiu em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), informou em nota a Enel Distribuição Ceará na manhã deste sábado, 12. A queda do equipamento teria relação com os ataques no Ceará, que hoje chega ao 11º dia.

Foram registradas oscilações e falta de energia em diversos bairros de Fortaleza e RMF nesta madrugada. 

No entanto, segundo a Enel, a queda da torre em Maracanaú não causou interrupção no fornecimento de energia para clientes da distribuidora.

A frota de ônibus em Fortaleza vai operar hoje até às 15 horas com diminuição das linhas que ligam o Centro aos bairros. A partir das 16 horas, o serviço passará a circular pelas vias de maior demanda, com consequente redução nas linhas de bairro. Amanhã, os transportes públicos terão frota 30% menor que a de hoje. A partir das 15 horas, vai operar uma frota também com rede básica, priorizando deslocamentos típicos do domingo, com policiais no interior dos veículos.

As informações foram repassadas em nota pelo Sindicato da Empresa de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). De acordo com as entidades, as linhas que percorrem trajetos considerados mais arriscados serão suspensas, temporariamente. São os casos das linha 243 - Parque Universitário/Antônio Bezerra e 324 - Conjunto Ceará/1ª etapa. A alternativa para os usuários será utilizar outras linhas no bairro com integração nos terminais.

As linhas Oeste e Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor), além do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, funcionarão hoje até às 20 horas. No domingo, esse sistema alternativo de transporte não funciona. (Domitila Andrade)