TREINO INTENSO

Conheça Irmã Marluce, crossfiteira de 61 anos que levanta mais de 100 kg

Com mais de 400 mil seguidores nas redes sociais, Irmã Marluce ganhou notoriedade na internet após compartilhar rotina no CrossFit aos 61 anos

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, O Povo
  • Rede Nordeste, O Povo

Publicado em 13 de maio de 2024 às 16:07

Idosa viraliza com rotina de treinos e faz sucesso nas redes sociais
Idosa viraliza com rotina de treinos e faz sucesso nas redes sociais Crédito: Reprodução/Instagram

É muito comum dizer “segunda-feira eu começo” para iniciar uma nova atividade ou rotina, especialmente se for uma promessa envolvendo iniciar um a prática de exercícios físicos. No entanto, para Marluce dos Santos, a "segunda-feira" chegou há alguns anos e atualmente a idosa de 61 anos faz sucesso nas redes sociais com uma rotina intensa de treino, trajando saia e com levantamento de peso com mais de 100 kg.

Irmã Marluce, como é conhecida nas redes sociais, se define como "sou mãe de três, avó de quatro netos, esposa e evangélica da assembleia de Deus". Ela começou a treinar quando tinha 53 anos após receber um diagnóstico médico de risco de pré-diabetes e hipertensão.

Além disso, ela estava acima do peso, pesando mais de 100 kg à época. Essa realidade foi o empurrão necessário para que a dona de casa adentrasse no universo fitness.

A moradora do Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, começou devagar, realizando caminhadas de 30 minutos até chegar ao nível que está no presente momento.

A mudança para uma academia funcional veio após um convite feito por sua filha para frequentar o ambiente. A idosa conta que a princípio estranhou a ideia de utilizar o espaço por já estar com 53 anos e pensar que academia era apenas para “moças e rapazes”.

No entanto, com o passar do tempo, Marluce percebeu que a realidade era diferente do imaginado. Agora, com 8 anos de treino no currículo, Marluce se “encontrou” na prática de CrossFit. A idosa, que tem a religião como um forte traço de personalidade, chama atenção por praticar exercícios de saia longa, vestimenta usual para denominações evangélicas.

Irmã Marluce faz sucesso na internet

A desenvoltura para a musculação fez com que Marluce recebesse bastante atenção nas redes sociais. A dona de casa começou a publicar treinos e conquistas após receber o incentivo de uma amiga que disse que Marluce deveria filmar a rotina no CrossFit.

Em entrevista ao O POVO, Marluce conta que ficou bastante surpresa e até assustada com a repercussão e com alcance que conseguiu depois de publicar um vídeo treinando. “Eu tive um pouco de medo. Não vou mentir, mas é assim, a gente vai levando da melhor forma possível. É aquilo que Deus proporciona para mim. Eu tô apta a aceitar”, revela. 

Com um progresso no Crossfit já avançado e uma personalidade bem definida, a idosa encarna em seu perfil nas redes sociais, a Irmã Marluce, que é como é conhecida na Igreja, e já acumula mais de 352 mil seguidores no Instagram e 74,4 mil no TikTok até o dia 10 de maio de 2024.

A idosa chama atenção por erguer barras de ferro com pesos que combinados somam mais de 100 kg, além de fazer agachamento com uma barra com mais de 60 kg. A administração das redes sociais fica por conta do filho, que também foi o responsável por escolher o nome, bastante representativo, para a página da mãe.

"Eu me considero influenciadora, porque eu estou sendo uma influência para muita gente, eu estou sendo uma motivação para o povo. Principalmente para as mulheres saírem do sedentarismo", disse.

Os frutos de uma rotina com exercícios regulares, aliado a uma mudança de hábitos alimentares são celebrados pela Irmã Marluce. A idosa já reduziu os índices de glicose no sangue e perdeu peso, melhorando o prognóstico ruim que recebeu quando decidiu iniciar a praticar atividade física.

Marluce divide a rotina de influenciadora fitness com a fé e a família. Ela conta que tem um cotidiano agitado, cuidando da neta de 4 anos pela manhã e precisa se equilibrar para achar tempo entre CrossFit e Igreja no restante do dia.

Sonhos, planos e religião

Irmã Marluce pontua que não cria expectativas com o futuro como influenciadora digital nas redes sociais. A idosa revela que acredita muito na fé que possui em Deus e por isso não se preocupa em como o futuro pode se apresentar.

"Eu vivo agora. Eu agora estou aqui com o celular na mão falando com você, então o que me importa é o presente. O Futuro. [...] Deus tem cuidado de mim até hoje e eu sei que ele vai continuar cuidando. Desse modo, não tenho nenhuma expectativa para o futuro (como influenciadora digital)"

A reflexão trazida por Irmã Marluce é parte de uma personalidade já construída há muito tempo com as vivências e aprendizados que a idosa acumulou durante a vida. O crescimento nas redes sociais para a idosa é algo novo que continua sendo desbravado por ela e por sua família.

Ainda assim, a mulher carrega um sonho que compartilha com seus seguidores e sua família em um misto de fé e esperança: ter a casa própria. Com a voz embargada pela emoção, Marluce desabafa que antes de viralizar nas redes sociais havia decidido "parar de sonhar".

Em um post nas redes sociais, Marluce relembra: "Meus filhos são muito presentes em minha vida, assim, eles me ajudam muito e sonham também em me ajudar a ter a minha casa própria, mas eu até falei com a minha filha assim que eu achava que não iria conseguir pelas minhas condições".

Contudo, diante da reviravolta que a vida da idosa teve com os vídeos dos treinos, o sonho voltou a crescer. Para aproveitar o apoio de sua legião crescente de fãs, Marluce lançou uma campanha de doação online por meio da plataforma vakinha.

O intuito é arrecadar o valor de R$ 100 mil para viabilizar o sonho da casa própria. A campanha foi lançada no dia 15 de abril deste ano e até as 16h20min da sexta-feira, 10, computava cerca de R$ 12 mil com apoio de 513 doadores.