Dono de pitbulls que atacaram escritora é preso por receptação de moto roubada

Roseana Murray, de 73 anos, perdeu um braço e uma orelha no ataque; animais foram para lar temporário

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2024 às 18:19

Os pitbulls estavam soltos e atacaram escritora
Os pitbulls estavam soltos e atacaram escritora Crédito: Reprodução

Davidson Ribeiro dos Santos, dono dos três pitbulls que atacaram a escritora Roseana Murray, nesta sexta-feira (5), em Saquarema, no Rio de Janeiro, foi preso por receptação de uma moto roubada. Outras duas pessoas foram presas por maus-tratos de animais, segundo informações do G1.

Roseana e Davidson eram vizinhos. A escritora de 73 anos fazia uma caminhada pouco antes das 6h quando foi atacada pelos três cachorros. A violência do ataque foi tanta que ela perdeu uma orelha e um dos braços, depois de ser arrastada por cerca de cinco metros pelos animais. 

Inicialmente, Davidson foi levado para a delegacia, onde prestou depoimento e foi liberado, com a decisão de que iria responder livre por omissão de cautela de animais e lesão corporal. Depois, os policiais foram até a casa dele e encontraram no imóvel uma moto roubada, que causou o flagrante. 

A polícia diz que Davidson já havia sido preso por um "gato" de energia. Ele viveria na casa fruto de uma invasão ligado a uma narcomilícia. Ele tem passagens por homicídios e tráfico de drogas. Outras duas pessoas que moravam na casa foram presas por maus-tratos a animais.

Os cachorros foram levados para um lar temporário. Vizinhos dizem que os animais já haviam atacado outras pessoas na rua, e que queixas feitas às autoridades passaram em branco.

Escritora tem estado grave

Roseana está internada em estado grave no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. Segundo uma amiga de Roseana informou ao g1, durante o ataque a escritora foi alvo de pelo menos três pitbulls, sendo arrastada por pelo menos cinco metros pelos animais. As mordidas arrancaram parte do braço de Roseana. Ela foi socorrida em estado grave de helicóptero para o hospital.

Sandra Noleto, amiga da escritora, diz que ela caminhava sempre pela manhã. Pouco antes das 6h, ela ouviu gritos. ."Eu fui acordada pelos gritos de uma vizinha pedindo ajuda, porque a Roseana estava sendo atacada pelos cachorros. Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles tinham arrastado ela e estavam comendo o braço", contou Sandra.

A amiga diz que já houve outros ataques envolvendo os cachorros na rua. "Não é a primeira vez que isso acontece. Outros vizinhos já fizeram registros de ocorrência porque os animais morderam pessoas da rua. Ele cria esses animais há muito tempo. Espero que a minha amiga saia dessa, porque ela saiu daqui muito mal. Além disso, esperamos uma resposta das autoridades para que esse cara seja punido".

No Rio de Janeiro, a lei determina que cães da raças pitbull, fila, doberman e rotweiller só circulem por locais públicos levados por maiores de 18 anos, usando guias e focinheira apropriados.