CARNAVAL DO RIO

Lázaro Ramos viverá personagem histórico no desfile da Portela: 'Não consegui segurar as lágrimas'

Conheça a história de Luiz Gama

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 19:27

null Crédito: Divulgação

O ator, escritor e cineasta baiano Lázaro Ramos foi convidado pela diretoria da Portela para representar o advogado abolicionista baiano Luiz Gama (1830-1882) no Carnaval de 2024 do Rio de Janeiro.

Uma das personalidades negras mais respeitadas na história brasileira, Luiz Gama é uma das peças centrais do samba-enredo "Um Defeito de Cor", baseado no livro homônimo da escritora Ana Maria Gonçalves, que conta a história de uma mãe africana que viaja ao Brasil em busca do filho.

Segundo a agremiação, o enredo se desenvolve por meio de uma carta na qual Luiz Gama se dirige à mãe Kehinde, chamada no Brasil de Luísa Mahin, de quem foi separado ainda criança. Filho de uma ex-escrava negra e pai branco, Gama foi vendido aos 10 anos pelo próprio pai, que estava com dívidas acumuladas.

Na semana passada, o ator conheceu o desenho de sua fantasia em visita à sede da Portela, na Cidade do Samba, Zona Portuária do Rio, onde foi recebido pela autora e pelo carnavalesco Antônio Gonzaga. "Convite mais que especial e só posso dizer que quando vi a fantasia, o carro e a companhia com quem estarei não consegui segurar as lágrimas. Então... Nos vemos na avenida, hein! Obrigado @oficialportela @toin.gonzaga @danieladacruzsafadi", escreveu o baiano em postagem nesta sexta-feira (2).

Além da assinatura de Gonzaga, o desenvolvimento do enredo também leva o nome de André Rodrigues. A maior campeã do Carnaval carioca, com 22 títulos, será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, em 12 de fevereiro.