Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Mergulhador baleado por vereador morre após nove dias internado

Suspeito segue foragido

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 23 de janeiro de 2026 às 11:33

Samy Oliveira tinha 42 anos
Samy Oliveira tinha 42 anos Crédito: Reprodução

O mergulhador e empresário Samy Oliveira, de 42 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (22), após passar nove dias internado no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada (PE). Com a confirmação do óbito, a Polícia Civil passou a tratar o caso como homicídio consumado. O principal suspeito do crime é o vereador Cristiano Lima dos Santos, conhecido como “Cristiano da Van”, de 45 anos, que segue foragido.

A informação da morte foi confirmada pela unidade hospitalar no período da tarde. Segundo o hospital, Samy deu entrada com diversas perfurações provocadas por disparos de arma de fogo e precisou ser submetido a cirurgias de urgência de grande porte. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave e faleceu por volta das 10h40.

Em nota, a Polícia Civil informou que o registro do crime como homicídio consumado foi realizado nesta quinta. A corporação também comunicou que um inquérito policial foi instaurado para apurar todos os fatos e identificar a motivação do ataque. As investigações estão sob responsabilidade da Delegacia da 186ª Circunscrição, em Petrolândia.

O corpo de Samy foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste do estado. O velório está previsto para esta sexta-feira (23), em Petrolândia, e o sepultamento deve ocorrer no sábado (24).

Samy atuava há mais de 14 anos em Petrolândia, município conhecido como a “cidade submersa”, onde trabalhava com passeios de lancha e atividades de mergulho na região da igreja que permanece submersa ao longo dos anos. 

Vestígios do antigo nível das águas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Petrolândia antes da estiagem podem ser percebidos por Paula Cavalcante/ G1

Como o crime aconteceu

De acordo com as investigações, o crime ocorreu no dia 13. Samy estava em uma motocicleta quando passou a ser perseguido por um atirador na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar. Durante a perseguição, o empresário conseguiu fugir momentaneamente, mas acabou sendo baleado e socorrido para um hospital.

Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), após o atentado, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão e segue apurando indícios de possível participação de mais de um suspeito no crime.

A Câmara Municipal de Petrolândia divulgou nota em que manifesta repúdio a qualquer ato de violência. O comunicado afirma que a conduta atribuída ao parlamentar, caso confirmada, “não reflete, em hipótese alguma, os valores, princípios e o compromisso institucional desta Casa Legislativa com a legalidade, o respeito à vida, à dignidade humana e à ordem pública”.

“O Poder Legislativo Municipal reafirma que não compactua, não tolera e não endossa qualquer conduta violenta, criminosa ou incompatível com os princípios éticos, morais e legais que devem nortear a atuação de todo representante eleito pelo povo”, diz outro trecho da nota. A Casa informou ainda que acompanha o caso dentro dos limites legais e regimentais.

Tags:

Pernambuco