Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Não podemos permitir que seja desferido um golpe mortal em nossa legislação', diz Marina Silva

Ministra do Meio Ambiente fez pronunciamento em cadeia de rádio e TV neste 5 de junho

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 5 de junho de 2025 às 22:05

Marina Silva, durante procununciamento
Marina Silva, durante pronunciamento Crédito: Reprodução

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez um pronunciamento em rádio e televisão na noite desta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Nele, pediu aprimoramento da legislação ambiental e que ela não seja atropelada em nome do progresso.

"Precisamos aprimorar nossas políticas públicas e nossa legislação ambiental, mas sem permitir retrocessos que ponham a perder um esforço de décadas da sociedade brasileira, que pode se orgulhar de ter uma das mais completas e bem avaliadas leis ambientais do mundo", afirmou.

"Não podemos permitir que, em nome da agilização das licenças ambientais, seja desferido um golpe mortal em nossa legislação, justamente quando o desequilíbrio ecológico, que está acelerando as mudanças climáticas, nos cobra mais responsabilidade", complementou a ministra, que está em agenda oficial com Lula em Paris.

As falas vêm após a aprovação do que está sendo chamado de PL da Devastação, aprovado pelo Senado. O texto flexibiliza o licenciamento ambiental no país e seguiu para análise na Câmara dos Deputados. Sobre ele, ex-ministros do Meio Ambiente de governos anteriores redigiram uma carta suprapartidária contra o projeto de lei, preocupados com os impactos que essa flexibilização pode representar para os ecossistemas.

Também nesta quinta (5), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, classificou como “desmonte” a aprovação do Projeto de Lei, no Senado, chamado de “PL da Devastação”. O texto flexibiliza o licenciamento ambiental no país e volta para uma nova análise na Câmara dos Deputados.

“Na semana que antecede esta semana do Meio Ambiente, a gente foi obrigado a viver com um desmonte no Congresso Nacional e ressalta, aqui, todo esse ataque à lei do licenciamento. A gente precisa nos apoiar conjuntamente para evitar a aprovação desse desmonte do licenciamento ambiental”.

Com informações da Agência Brasil