Políticos lamentam a morte do empresário Abílio Diniz

Fundador do Grupo Pão de Açúcar morreu aos 87 anos

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 07:02

Abílio Diniz
Abílio Diniz Crédito: Reprodução/Instagram

A morte do empresário Abílio Diniz, 87 anos, repercutiu na noite desse domingo (18). Autoridades e políticos se pronunciaram sobre a morte.

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, lamentou a morte. "Recebi com grande pesar a notícia do falecimento de Abílio Diniz, um dos maiores empresários brasileiros", escreveu o político em sua conta de X (antigo Twitter).

O ex-prefeito e ex-governador de São Paulo João Doria enalteceu nas redes sociais o "grande legado" deixado pelo empresário. "Lamento profundamente o falecimento de Abílio Diniz. Um amigo querido cuja contribuição para o empreendedorismo e desenvolvimento econômico do Brasil deixa um grande legado", escreveu. "Meus sentimentos à Geyze Diniz, aos filhos, familiares e amigos neste momento de grande tristeza", continuou.

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota de pesar à imprensa "lamentando profundamente" a perda. O senador enfatizou que Abilio foi um dos principais empresários brasileiros, participou ativamente das transformações do setor produtivo e teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país.

"Levou recentemente para seu programa na TV, do qual tive a honra de participar, toda a sua experiência na discussão de temas relevantes para os brasileiros", pontuou. "Homem inteligente, atencioso e exemplar, por quem eu nutria profunda admiração", continuou, acrescentando que deixa seus sentimentos à Geyze Diniz, aos filhos, demais familiares, amigos e admiradores.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, escreveu que o Brasil perde mais uma referência no mundo dos negócios. Abilio faleceu neste domingo, aos 87 anos, na capital paulista. "Também exemplo de dedicação e de esperança em um País melhor. Que Deus o receba no Reino e conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor."

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) lamentou a morte do empresário Abilio Diniz, que construiu um império no setor de varejo. "Perdi um amigo. O país perdeu um exemplo de empreendedor, de competência", escreveu em sua conta no X (antigo Twitter).

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, escreveu que recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário Abilio Diniz. Segundo ela, Abilio foi uma liderança empresarial brasileira, um homem determinado e com grande contribuição ao país.

"Lembro a oportunidade que tive de ser entrevistada por ele em seu programa ‘Caminhos com Abilio Diniz’, na CNN, onde conversamos sobre o assunto que tínhamos em comum: o amor ao Brasil e as medidas necessárias para colocá-lo no eixo, na direção de um desenvolvimento sustentável", disse, deixando carinho à família e amigos do empresário.

O Grupo Pão de Açúcar emitiu nota lamentando a morte de seu fundador. "Lamentamos profundamente a perda do empresário Abilio Diniz. Sua significativa contribuição para o crescimento e consolidação do varejo brasileiro é inegável, especialmente pela sua história no GPA. Sua liderança e inovações moldaram o setor, impactando positivamente a economia nacional e inspirou gerações", diz a nota, enviada pela assessoria de imprensa.

"Que sua memória seja honrada e seu legado continue a inspirar o empresariado no Brasil. Nossos sentimentos à família e amigos neste momento difícil", diz o GPA, em nota.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lamentou a morte do empresário, salientando que se tratou de um exemplo de empreendedorismo e aposta no Brasil. "Levou os alimentos brasileiros para o mundo todo", enfatizou, acrescentando que o empresário compartilhou sua trajetória de sucesso e dividiu conhecimento e exemplos. "Que sua lição de empreendedorismo possa sempre se perpetuar", desejou o ministro em um post publicado nas redes sociais.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, publicou uma homenagem a Abílio Diniz.

"Abílio Diniz nos deixa, e deixa um legado de exemplo a ser seguido. Empresário bem-sucedido, gerador de emprego e de renda, ele também era pessoa admirável; um apaixonado por seu País e um sobrevivente aos infortúnios. Não baixou a guarda nem quando perdeu precocemente um filho, quando foi vítima da criminalidade, ou quando enfrentou históricas crises econômicas. Foi um grande brasileiro, paulista e paulistano. Fica a minha homenagem e o meu reconhecimento por tudo o que construiu e por tudo o continuará representando para todos nós. Fará muita falta Aos familiares e amigos, minhas condolências. Que Deus lhes conforte neste momento difícil", escreveu em sua conta de X (antigo Twitter).