Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Vacinação contra H1N1 em grávidas está abaixo da meta

Gestantes e idosos com doenças crônicas devem se vacinar até 21 de maio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2010 às 17:22

 - Atualizado há 2 anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 imunizou 47,3 milhões de pessoas em todo o país. Segundo o ministro da Saúde, Jose Gomes Temporão, apenas as gestantes e jovens de 20 a 29 anos não alcançaram uma imunização satisfatória, de 80% do público-alvo.

De acordo com Temporão, 63% das gestantes foram vacinadas em todo o país. Mas o número vem aumentando, no último dia 13, eram apenas 48% de grávidas vacinadas. “No começo da campanha houve muito ruído de comunicação e informações falsas na internet. A vacina não é prejudicial nem para a mãe, nem para o bebê. É importante que elas se imunizem, já que o maior número de óbitos por H1N1 ocorreu entre as grávidas. Vacinem-se”, pediu o ministro.

Em 2010, foram registradas 361 internações por H1N1, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, 50 no total, as mulheres correspondem a 76% e as gestantes a 32%.

No grupo de 20 a 29 anos, foram vacinados 70% do público-alvo. “Sábado será o dia da Mobilização Nacional contra H1N1, gostaria de pedir, principalmente para as gestantes e os jovens nesta faixa, que compareçam. Estamos chegando no inverno, período de maior circulação viral”, explicou Temporão.

Vacinação contra H1N1 prorrogada no RioNo Rio de Janeiro, estado com o quinto pior histórico de imunização contra a gripe H1N1, a campanha será prorrogada para gestantes, idosos portadores de doenças crônicas, crianças de seis meses a 2 anos e jovens de 20 a 29 anos. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde. O ministro acredita que as chuvas e os feriados atrapalharam a campanha no estado.

Para quem tem de 30 a 39 anos, a vacinação começa na próxima segunda-feira (10). A meta é vacinar 30 milhões de pessoas nesta faixa etária. No total, serão vacinados 91 milhões de brasileiros em dois meses e meio.

Sábado é dia de mobilizaçãoA campanha acaba neste sábado (8) para menores de 60 anos portadores de doenças crônicas, jovens de 20 a 29 anos e crianças de 6 meses a 2 anos. As gestantes e idosos portadores de doenças crônicas poderão se vacinar até o dia 21 de maio, data final da vacinação comum para idosos.

A 12ª Campanha Nacional de Vacinação do idoso contra a gripe comum, começa neste sábado (8) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já nas regiões Norte e Sul a imunização termina no fim de semana. As informações são do G1.

Veja também: