Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

VÍDEO: assista agora transmissão ao vivo do julgamento que pode tornar Bolsonaro réu

Ministros do STF votarão sobre a aceitação da denúncia, com julgamento transmitido on-line

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 25 de março de 2025 às 08:40

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro Crédito: Alan Santos/PR

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta terça-feira (25) e poderá ser acompanhado ao vivo. A sessão, que será transmitida online pelo canal da TV Justiça no YouTube, decidirá se o ex-presidente e outros sete aliados se tornarão réus por tentativa de golpe de Estado.

ACOMPANHE

O julgamento contará com os votos dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Além de Bolsonaro, os acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) incluem o ex-ministro da Casa Civil e Defesa, Walter Braga Netto; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem; e o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid.

O rito do julgamento começará com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestará, seguido pelas defesas dos acusados. Por fim, os ministros votarão se aceitam ou não a denúncia, determinando se os réus serão formalmente processados. A ordem dos votos será: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Este julgamento é uma etapa preliminar, focada em avaliar se existem indícios suficientes para dar seguimento ao caso. Caso a denúncia seja aceita, os acusados se tornarão réus e o processo penal seguirá, com a decisão final sobre condenação ou absolvição ocorrendo posteriormente.

Quando?

O julgamento começará às 9h30 desta terça-feira e pode se estender até quarta-feira, caso seja necessário.

Quais são as acusações?

Os oito acusados enfrentam a acusação de cometerem crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, atentado contra o estado democrático de direito, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Onde?

O julgamento ocorrerá no plenário da Primeira Turma do STF, localizado em um prédio anexo à sede do tribunal, na Praça dos Três Poderes.