À mesa: nem Uruguai nem Argentina. Descubra onde nasceu o doce de leite

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 9 de março de 2015 às 05:48

- Atualizado há um ano

Na minha casa não falta doce de leite. Uruguaio, de preferência. E da Controle, a cooperativa de produtores de leite mais importante do país. Mas, para muita gente, o melhor doce de leite é da Argentina. Pelo menos o mais famoso. Mas o doce de leite do Uruguai...

Dando uma boa olhada nas sobremesas dos livros de Francis Mallmann e lembrando do fantástico creme brullé de doce de leite da Bodega Vistalba em Mendonza, sem me esquecer do mil folhas com doce de leite que provamos em Montevidéu, fiquei em dúvida. Afinal, o doce de leite teve origem na Argentina ou no Uruguai?

Cheesecake de doce de leite leva queijo cremoso na receita (Fotos: Divulgação)Pois acabei descobrindo que um pesquisador chileno garante que o doce de leite foi criado no Chile, onde há registros de envio de litros e litros para...Mendoza. Isso em 1610. Na Argentina, os registros são mais recentes. De 1829. E virou lenda. Dizem que a empregada do General Rosas teria se distraído e o leite doce que ela costumava fazer cozinhou demais, passou do ponto e virou o doce de leite.

Sobre o Chile, estranho que o país nunca tenha reivindicado a criação do doce de leite. A briga se concentra entre o Uruguai e a Argentina. Os uruguaios produzem 16 mil toneladas da iguaria. Os argentinos, 31 mil. O Uruguai é bem menor. Os argentinos consomem, em média, três quilos do doce por ano. Os  uruguaios são  mais gulosos: são quatro quilos por pessoa. Sobre o Chile: 80% do doce de leite consumido por lá é  importado da Argentina. Se inventaram mesmo o doce, os chilenos não se esforçaram para manter a produção num nível de competição pelo mercado interno e externo. Então, basta de conversa e vamos para as receitas.

Receita - Doce de leite colonial fácilConsistência da iguaria depende do gosto de quem mexe a panelaIngredientes:

3 litros de leite integral

1 kg de açúcar

Bicarbonato de sódio

Essência de baunilha

Itens:

Uma panela

1 colher de pau

1 prato pequeno

Preparo:

Misture em uma panela o leite e o açúcar e mexa. Cozinhe, mexendo regularmente com uma colher de pau. Coloque o prato pequeno no fundo da panela para evitar que grude e queime. Deixe ferver até ficar com a consistência que você gosta. Em seguida, juntar uma colher de chá de bicarbonato de sódio para realçar a cor.

Receita - Flan de Doce de Leite

(chef Francis Mallmann)Flan de doce de leite deve ser servido em fatias. Quem quiser pode completar com creme de leite Ingredientes do doce de leite:

2 litros de leite integral

4 xícaras de chá de açúcar

1/2 fava de baunilha (ou uma colher de sopa de essência)

Ingredientes do  flan:

1 xícara de chá de açúcar

1/2 xícara de chá de água

2 ovos grandes + 14 gemas grandes

Creme de leite fresco para servir à parte

Preparo do doce de leite:

Misture o leite e o açúcar em uma panela grande e pesada. Raspe as sementes da fava de baunilha na panela e depois acrescente a fava. Aqueça mexendo até que o açúcar dissolva e o leite quase ferva. Imediatamente, abaixe bem o fogo até que ferva levemente; retire a espuma que se formar.

Deixe ferver suavemente, sem mexer, por 4 horas, ou até que a mistura obtenha uma cor de café muito claro e consistência de mel, ou que cubra bem o dorso de uma colher de madeira (como o creme inglês). Com um coador de malha fina, passe o doce para um recipiente grande de vidro; deve render 4 xícaras. Deixar esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira até o momento de usar.

Preparo do flan:

Preaqueça o forno a 120°C. Para fazer o caramelo, coloque o açúcar e a água em uma panelinha em fogo moderado e gire até que o açúcar dissolva; não mexa. Deixe ferver, girando a panela de vez em quando. Enquanto se faz o caramelo, prepare o banho-maria, colocando a forma de flã (sugerimos uma retangular de 22 x 12 x 8 cm) dentro de uma assadeira funda com água fervente a 3 cm da altura da forma. Quando o caramelo adquirir uma cor âmbar dourado, retire  do fogo e vá girando a forma, inclinando-a para recobrir o fundo.

Retire a forma do banho-maria e deixe o caramelo esfriar. Bata os ovos e as gemas levemente. Acrescente o doce de leite, batendo, e depois passe a mistura por um coador de malha fina para a forma caramelizada. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno em banho-maria por 3 horas, verificando, de vez em quando, se a assadeira precisa de mais água, ou até que o flan esteja firme. Retire do banho-maria e deixe esfriar; depois, leve à geladeira até o dia seguinte.

Para desenformar, desgrude as bordas usando uma espátula fina de metal. Passe a base da forma sobre fogo moderado por 10 segundos para que o caramelo dissolva parcialmente e vire em uma bandeja. Corte em fatias e sirva com o creme de leite batido.