ESG e governança ética nos negócios

A ética nos negócios envolve relacionamentos construídos sobre confiança, respeito e integridade

Publicado em 23 de abril de 2024 às 05:00

A transformação digital é uma realidade inegável que impacta diretamente a forma como as empresas operam e se relacionam com seus clientes e stakeholders. Neste contexto, as empresas de desenvolvimento de software desempenham um papel fundamental, não apenas fornecendo soluções tecnológicas inovadoras, mas também liderando a adoção de práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) com ênfase na governança ética dos negócios. Especificamente na região Nordeste, as empresas têm a oportunidade de impulsionar seus ambientes de negócios através de uma transformação digital sustentável.

A governança ética dos negócios, por exemplo, é um componente essencial dos princípios ESG. Quando as empresas adotam formas de gestão transparentes, responsáveis e inclusivas, promovem um espaço corporativo que valoriza a ética, a integridade e equidade digital e a transparência em todas as interações comerciais, prestando assim, contas sobre seu o desempenho em relação aos princípios ESG e garantindo que os stakeholders possam avaliar a sua conduta de forma objetiva e informada.

A ética nos negócios envolve relacionamentos construídos sobre confiança, respeito e integridade, cultivando parcerias baseadas em valores éticos, propiciando um ambiente de cooperação e colaboração que beneficia a todos os envolvidos. A transformação digital implica em uma constante busca por inovação. No entanto, é essencial que ela seja conduzida de forma responsável e sustentável, liderando o desenvolvimento de soluções tecnológicas que não apenas impulsionam o crescimento econômico, mas também abordam os desafios sociais e ambientais da região.

Entendemos que a região Nordeste do Brasil apresenta uma combinação única de desafios e oportunidades para a tecnologia. Enquanto algumas áreas da região enfrentam questões como desigualdade social, acesso limitado à tecnologia e infraestrutura precária, por outro lado, também possuem um vasto potencial humano e recursos naturais.

Ao integrarem os princípios ESG, com ênfase na governança ética dos negócios, impulsionamos não apenas o crescimento econômico da região, mas também contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa para todos os seus habitantes, reconhecendo a importância de uma gestão ética que oriente suas decisões e ações.

Juntos, podemos transformar a Bahia e o Nordeste em modelos de excelência na adoção de práticas de ESG e na promoção de uma transformação digital ética e responsável, que não é apenas sobre a implementação de novas ferramentas, mas também sobre uma mudança cultural, com valores éticos em suas estratégicas que permite que as empresas sejam mais ágeis, inovadoras e eficientes.

Manoel Edesio é presidente da Edesoft e do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação da Amcham Bahia