Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 05:00
Com muita honra e ciente da responsabilidade, há um ano, recebi do prefeito Bruno Reis o desafio de assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Desde então, tenho me dedicado incansavelmente a esse propósito, priorizando sempre o bem mais importante: a vida. O desafio é enorme. Não tem sido uma tarefa fácil, mas é gratificante poder contribuir com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo que atuamos no emergencial enfrentando o pós covid, planejamos o estruturante, que deixará um importante legado.
Conto com uma equipe dedicada, competente e coesa, que se empenha todos os dias para melhorar os serviços. Juntos, criamos o Saúde nos Bairros, um dos maiores programas de atendimento itinerante do país, que já realizou quase 800 mil procedimentos; Saúde nos Olhos; Mutirão de Neuropediatria; Mutirão de Cirurgias Eletivas; inauguramos o Ambulatório LGBT+. Estruturamos uma política de ampliação dos Centros Especializados de Reabilitação voltados à pessoa com deficiência intelectual.
Qualificamos a nossa rede, contratamos mais médicos e autorizamos o edital do concurso para 500 profissionais; reestruturamos a SMS, renovamos o Parque Tecnológico: foram mais de 11 mil computadores, impressoras e tablets entregues; investimos na intervenção de 45 unidades, aprimoramos a estratégia de vacinação contra covid, e, junto com a Sesab, disponibilizamos imunizantes em pontos turísticos.
Iniciamos a obra do 1º Hospital Municipal Maternidade e da Criança, a Escola de Saúde Pública com o Memorial Maria Odília, em homenagem a 1ª médica negra do Brasil; o Centro de Oncologia em parceria com a Santa Casa; fortalecemos a vacinação antirrábica; ampliamos a UPA Santo Antônio; implantamos a cirurgia para “língua presa” em bebês. Vamos entregar o Hospital Vascular e do Homem e o Pronto Atendimento em Ilha de Maré.
Em união com outros órgãos da Prefeitura, nas festas populares, oferecemos protetor solar, carros pipa, bebedouros e ventiladores climatizados. Fizemos o Carnaval da Saúde com uma megaestrutura e mais de 5,6 mil atendimentos aos foliões, 15 módulos e 95% dos casos solucionados nos próprios postos. Inovamos com o serviço de saúde mental, aumentamos em 25% as testagens do Fique Sabendo, que detecta ISTs, oferecemos serviços aos catadores de materiais recicláveis, ampliamos os atendimentos aos filhos dos ambulantes com serviço de saúde bucal e 1,4 mil procedimentos odontológicos.
Acredito que a nossa missão passa pela valorização e capacitação do servidor e nesse conceito de construção coletiva, criamos o Programa Saúde Para Você. Sei que ainda há muito o que ser feito, e por isso reafirmo o meu compromisso, porém de nada adianta os esforços se uma pessoa ficar sem assistência. O nosso trabalho só vale a pena se lá na ponta o cidadão tiver o serviço de qualidade. Queremos que cada pessoa esteja sendo acolhida com humanidade, respeito e empatia. Faremos tudo que for possível por uma saúde boa e acessível, cada vez melhor Para Você!