Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Antônio Meira Jr.
Publicado em 23 de junho de 2024 às 12:00
A ascensão de SUVs e picapes tirou espaço dos sedãs, mas esse mercado continua sendo atrativo e rentável. Tanto que nesta semana a BYD apresentou um modelo nesse segmento e a Nissan apresentou a atualização do Sentra. >
O fabricante japonês é um dos que mais aposta na categoria, pois além do Sentra também comercializa o Versa, ambos importados do México. No modelo médio, que tem como principal rival o Toyota Corolla, o alvo são clientes que apreciam o estilo de condução mais refinado desse tipo de veículo. >
Ao seu favor, o Sentra tem uma reputação global de mais de 40 anos e está em sua oitava geração. Só ano passado foram 533.700 unidades comercializadas em todo o mundo, o que o posicionou como o nono carro mais vendido no planeta em 2023.>
AJUSTES PONTUAIS>
No Brasil, a Nissan oferece apenas duas versões do Sentra: Advance (R$ 156.390) e Exclusive (R$ 178.390). Ambas são equipadas com o mesmo conjunto motriz, que tem um motor 2 litros aspirado a gasolina (151 cv de potência e 20 kgfm de torque) com uma transmissão automática estilo CVT. Além da atualização estética na dianteira, válida para as duas configurações, a versão Advance foi a que mais evoluiu. >
Foram incorporados nela monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta e assistente de prevenção de mudança de faixa e faróis automáticos inteligentes. São equipamentos que já estavam presentes na Exclusive, que conta a mais com itens como sistema de som da Bose, teto solar elétrico e câmera com visão 360 graus.>
VOLKSWAGEN INVESTE NO PARANÁ>
Dos R$ 16 bilhões que a Volkswagen vai investir no Brasil até 2028, R$ 3 bi serão destinados à sua unidade em São José dos Pinhais, que fica na região metropolitana de Curitiba. Essa fábrica no Paraná, que está completando 25 anos e já produziu mais de 3 milhões de veículos da VW e também da Audi, que faz parte do grupo, irá fabricar uma picape inédita. O utilitário será maior que a Saveiro e menor que a Amarok, concorrendo assim com Chevrolet Montana, Fiat Toro e Renault Oroch, feita no estado. >
PISTAS SOBRE A NOVA PICAPE>
Além de anunciar a picape, a VW comunicou que irá transferir ano que vem a produção do Virtus de São Bernardo do Campo, em SP, para o Paraná. Isso indica que a nova picape deverá ter 2,65 metros de distância entre-eixos, a mesma do T-Cross, que já é produzido na planta paranaense. A mesma medida entre os três veículos, que utilizam a mesma plataforma, facilita a montagem e otimiza o processo. A expectativa é que o utilitário seja uma atualização da Tarok, modelo conceitual apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018.>
SOBRE A COMPRA DE UM CARRO>
Ao comprar um zero-quilômetro, observe além do custo inicial do veículo. O mais barato nem sempre é aquele que tem o menor preço. Do ponto de vista econômico, é o modelo que após determinado período de uso vai te dar menor despesa e garantir melhor valor de revenda. Ou seja, fique atento ao custo das revisões, seguro, tempo de garantia e índice de desvalorização.>
OS PNEUS DO FUTURO>
Atualmente, sensores do sistema de monitoramento da pressão dos pneus estão presentes em muitos veículos, auxiliando na manutenção da pressão correta em tempo real. Mas e se os pneus pudessem fazer muito mais? De acordo com a Continental, o futuro promete avanços como pneus que não só detectam a perda de pressão, mas também se auto-inflam quando necessário. Eles poderiam alertar o motorista sobre potenciais danos e perigos - como baixa profundidade da banda de rodagem ou mudanças de temperatura - que criam condições de condução arriscadas. Na visão do fabricante alemão, o pneu do futuro será eletrificado e, ao detectar uma pressão inadequada, ajustará automaticamente a sua própria pressão de ar considerando a situação de condução, as condições da estrada e até mesmo o clima.>
POLESTAR NO BRASIL>
A Polestar, fabricante de elétricos premium, anunciou a expansão de suas operações comerciais para sete novos mercados em 2025, incluindo o Brasil. A empresa é uma divisão da Volvo Cars e ambas pertencem ao grupo chinês Geely, que este ano lança a Zeekr no país.>