Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Antônio Meira Jr.
Publicado em 1 de janeiro de 2023 às 11:00
O ano que se encerrou vai ficar marcado pelo grande volume de lançamentos. Entre atualizações e novos produtos, todos os segmentos ganharam novidades.>
Entre as renovações, uma das principais foi a do Hyundai HB20, atualmente, o carro de passeio mais vendido no país. As alterações mais fortes foram na dianteira e traseira.>
O Honda HR-V foi outro veículo de grande volume que teve atualizações depois de oito meses fora das concessionárias. O SUV passou por uma mudança profunda por dentro e por fora.>
[[galeria]]>
Entre os produtos inéditos, a Fiat lançou seu primeiro SUV coupé, o Fastback. O modelo tem a base do Pulse e motores turbo.>
Para os automóveis mais acessíveis, a maior novidade veio com o lançamento da nova geração do Citroën C3, modelo que custa a partir de R$ 69.990 e compete com Fiat Mobi (R$ 67.490) e Renault Kwid (R$ 66.590) - que ganhou uma atualização logo nos primeiros meses do ano.>
CARROS PREMIUM EM ALTA Fabricantes de modelos premium promoveram diversos lançamentos. A Volvo lançou seu primeiro SUV coupé no país, o C40. O veículo é elétrico e oferecido em apenas uma configuração, de olho em clientes que buscam exclusividade.>
A Porsche apresentou a atualização de um dos seus veículos de maior volume, o Macan, e lançou novas configurações de alguns modelos, como o 718 GT4 RS. O elétrico C40 é o primeiro SUV coupé da Volvo As marcas alemãs foram as que mais trouxeram novos carros, e até voltaram a produzir no país, como a Audi. A empresa está montando o Q3 no Paraná e apresentou seu primeiro híbrido plug-in, o Q5.>
A BMW renovou seu principal carro, o Série 3 e colocou nas lojas muitos autos inéditos, como o iX e o i4. Também trouxe um X3 elétrico para o Brasil.>
RENOVAÇÃO ENTRE PICAPES Logo nos primeiros meses de 2022 a Ford começou a oferecer no país a inédita Maverick, um utilitário que utiliza a mesma base do Bronco. A Maverick foi o principal lançamento da Ford em 2022 Na sequência, a Renault atualizou esteticamente a Oroch e agregou um novo motor à picape. Logo depois foi a vez da Nissan revelar os ajustes da Frontier.>
A RAM também recheou as concessionárias com lançamentos, como a 3500 e a 1500 Classic.>
2023: O ANO DAS CAÇAMBAS As picapes vão agitar o ano novo. Só a Ford terá três lançamentos: a configuração híbrida da Maverick, que acontece logo nas primeiras semanas, a inédita F-150 e a nova geração da Ranger.>
Outra que vem forte nos utilitários é a Chevrolet, que vai promover a chegada da Montana na primeira semana de fevereiro e agendou para outubro o lançamento da Silverado. A Montana está programada para chegar às lojas em fevereiro A Fiat, que lidera o mercado geral do segmento com a Strada, vai entrar no nicho das médias, que é liderado pela Toyota Hilux.>
SUVS CONTINUAM EM ALTA A categoria que mais cresceu nos últimos anos vai ter mais novidades. Desde a nova geração do compacto BMW X1, que chega às concessionárias nas próximas semanas, até o superluxuoso X7, que estreia no segundo semestre. O Grand Cherokee é uma das apostas da Jeep para 2023 A Jeep, que lidera as vendas totais do segmento, vai voltar a vender no país o Grand Cherokee, que chegará mais sofisticado e híbrido plug-in. Outros três retornos estão confirmados: Honda CR-V, Kia Sorento e Volkswagen Tiguan.>
ATUALIZAÇÕES PREVISTAS Para preservar a estratégia, muitas novidades não são reveladas ou confirmadas previamente.>
Mas estão na lista de atualizações Toyota Corolla e alguns modelos da Volkswagen: Amarok, Saveiro, T-Cross e Virtus. No entanto, a marca alemã confirmou o Polo Track, uma versão simplificada do hatch.>
FINAL DE LINHA Entre as despedidas, a principal foi a do Volkswagen Gol. O hatchback ficou 42 anos em linha no país e liderou o mercado por 27 anos. O fabricante lançou uma versão de despedida para o veterano, chamada de Last Edition. Depois de 42 anos, o Volkswagen Gol deixou de ser produzido Essa série especial foi limitada a 1 mil unidades, 650 carros foram oferecidos no Brasil e o restante em outros países da América Latina que comercializam o modelo.>
SAÍDA RÁPIDA Outro produto que deixou as concessionárias foi o Tiggo 3X, da Caoa Chery. O crossover era produzido em Sumaré, no interior de São Paulo, e a Caoa encerrou a produção nessa fábrica.>
A saída de linha do veículo aconteceu 10 meses depois da última atualização.>
LÍDERES DO ANO Os dados finais de emplacamentos de veículos só serão divulgados nos próximos dias, mas alguns veículos já podem comemorar.>
A Fiat Strada liderou o mercado geral, entre os sedãs, o Toyota Corolla não pôde ser alcançado e no segmento de SUVs o Chevrolet Tracker venceu.>