Neta Auto: nova marca chinesa anuncia planos para o Brasil

Empresa irá lançar três carros no segundo semestre e revela que tem intenção de fabricar no país

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  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 2 de junho de 2024 às 12:00

Uma das possibilidades da Neta para o mercado brasileiro é o GT, um coupé esportivo elétrico
Uma das possibilidades da Neta para o mercado brasileiro é o GT, um coupé esportivo elétrico Crédito: Divulgação

A Neta Auto anunciou nesta semana seus planos para o mercado nacional. A empresa chinesa promete lançar ainda neste ano três veículos no país, todos elétricos. Sua linha tem duas plataformas, a partir das quais são desenvolvidos sete modelos. O portfólio atual tem os compactos V e Aya, os SUVs U, X e L, o esportivo GT e o sedã S.

Porém, os veículos que vão estrear no Brasil serão revelados apenas no segundo semestre. Neste mesmo período, o fabricante vai nomear seus representantes e haverá pelo menos um concessionário na Bahia. Fundada há quase dez anos, a Neta é uma marca automotiva controlada pela Hozon e, no ano passado, superou a marca de 20 mil unidades vendidas fora da China.

A Neta está presente em cinco continentes, com seis subsidiárias e cinco fábricas operantes, mais uma em construção. No Brasil, uma das possibilidades é que a empresa assuma a planta que pertence à Toyota em Indaiatuba, no interior de São Paulo.

O L tem o mesmo comprimento do Jeep Commander (4,77 m)
O L tem o mesmo comprimento do Jeep Commander (4,77 m) Crédito: Divulgação

CHINESES NO MERCADO NACIONAL

Depois do fracasso da Lifan e da Geely, do imbróglio da construção da fábrica da JAC aqui na Bahia, as marcas chinesas tentam se firmar no Brasil. A Chery se associou com o grupo brasileiro Caoa, a BYD adquiriu a unidade da Ford em Camaçari e a GWM comprou uma planta que pertenceu à Mercedes-Benz no interior de São Paulo. Nos últimos meses, a Omoda e a Jaecoo, divisões da Chery, confirmaram a entrada no país e devem começar a importar veículos nos próximos meses.

911 SE RENDE À ELETRIFICAÇÃO

A Porsche promoveu uma atualização no 911 e incluiu o sistema T-Hybrid na configuração GTS. Nessa versão, o motor de 3.6 litros de seis cilindros contrapostos trabalha em conjunto com um turbocompressor elétrico (capaz de fornecer até 15 cv adicionais) e um motor elétrico síncrono de ímã permanente integrado à nova transmissão de dupla embreagem de oito velocidades.

O propulsor elétrico pode fornecer até 56 cv e 15,3 kgfm de torque a mais em determinadas condições de direção. Além disso, há uma bateria de 1,9 kWh de capacidade, funcionando com uma tensão de 400 Volts. No total, o 911 híbrido fornece 541 cv e 62,2 kgfm, dos quais 485 cv e 58,1 kgfm são fornecidos exclusivamente pelo motor de combustão. Como resultado, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3 segundos e a velocidade máxima é de 312 km/h.

Modelo mais tradicional da Porsche terá opção híbrida
Modelo mais tradicional da Porsche terá opção híbrida Crédito: Divulgação

NOVOS VEÍCULOS NO RIO

Após anunciar R$ 13 bilhões para a fábrica de Pernambuco e R$ 14 bilhões para a unidade em Minas Gerais, a Stellantis destinou R$ 3 bilhões para sua planta em Porto Real, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a empresa confirmou a produção de um modelo inédito nessa fábrica nos próximos anos - possivelmente o Jeep Avenger. Além disso, o investimento apoiará a produção do Citroën Basalt, um novo SUV coupé.

MUDANÇA DE ROTA PARA O 500

De acordo com a imprensa europeia, os representantes sindicais da Itália, em reunião com Carlos Tavares, CEO da Stellantis, pressionaram a montadora para aumentar a produção do Fiat 500 no país. No entanto, o subcompacto é produzido apenas com propulsão elétrica, sem resultados expressivos de vendas. A solução seria transformar o 500 em um híbrido.

SAÍDA MAIS ÁGIL DO SHOPPING

Para facilitar a saída dos motoristas, o Salvador Shopping vai lançar neste mês um novo sistema de estacionamento. Ao chegarem, os clientes vão retirar um tíquete e farão o pagamento por meio da leitura do código de barras, digitando a placa do veículo nos terminais de autoatendimento ou no aplicativo do shopping, disponível em Android e IOS. A saída dos carros será automática, com a leitura da placa assim que ele se aproximar da cancela, sem a necessidade de inserir ou aproximar o tíquete na máquina.

CONSÓRCIO JAPONÊS

Mazda, Subaru e Toyota anunciaram que vão desenvolver novos motores adaptados à eletrificação. O planejamento envolve a produção de propulsores que utilizam biocombustíveis, que serão mais compactos do que os feitos atualmente. A Toyota tem 5% das ações da Mazda e participação na Subaru.