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Antônio Meira Jr.
Publicado em 26 de março de 2023 às 11:00
- Atualizado há 2 anos
A Volkswagen comemorou nesta semana 70 anos de operação no Brasil. Na época, 12 funcionários montavam o Fusca e a Kombi com peças oriundas da Alemanha.>
O sucesso inicial da linha de montagem no bairro do Ipiranga, SP, incentivou a empresa a investir no país e, assim, surgiu a fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Inaugurada em 1959, essa foi a primeira unidade da companhia fora do seu país de origem.>
Com produtos campeões de vendas, a empresa cresceu no mercado brasileiro e novas unidades foram erguidas. No interior de São Paulo, foi criada uma planta para automóveis em Taubaté (inaugurada em 1976) e para motores em São Carlos (inaugurada em 1996). No Paraná, em 1999, foi instalada outra unidade de produção em São José dos Pinhais.>
“A Volkswagen sempre acreditou no forte potencial do mercado brasileiro e da região, tanto que o Brasil foi escolhido para iniciar a expansão global da marca”, enfatiza Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil. Os últimos lançamentos foram o Polo Track e a atualização do Virtus MOMENTO ATUAL DA VOLKS NO PAÍS O Fusca liderou as vendas no Brasil entre 1959 e 1982 e o Gol foi o campeão de emplacamentos entre 1987 e 2013. Assim, há 10 anos a VW não conseguiu mais retomar a liderança entre os automóveis.>
Neste ano, a empresa ocupa a terceira posição em vendas, atrás de Fiat, líder, e Chevrolet, vice-líder. No entanto, no mercado baiano fica na quinta posição, perdendo para Toyota e Hyundai, respectivamente terceiro e quarto colocados.>
Entre os grandes fabricantes, é o único que não oferece no país nenhum veículo eletrificado em seu portfólio. Porém, a empresa afirma que até 2025 terá 15 novos veículos, principalmente flex e elétricos.>
Para essa conta entram modelos atualizados já lançados, como Polo e Virtus, e configurações especiais desses produtos. O primeiro elétrico será o ID.4, programado para o segundo semestre. O elétrico ID.4 foi confirmado pela VW para o mercado brasileiro BAIANOS PREMIADOS PELA TOYOTA Na sequência da premiação como melhor representante da BMW no Brasil, o grupo GNC foi condecorado pela Toyota pelo trabalho realizado em suas concessionárias.>
A companhia baiana dominou o ranking com três lojas entre as cinco melhores do país. Em primeiro lugar, ficou a Terra Forte da Paralela, seguida pela revenda da Magalhães Neto, em terceiro, e a de Lauro de Freitas, em quarto.>
Atualmente, o GNC atua com a Toyota em Salvador, onde também representa a divisão premium Lexus, e em Minas Gerais, nas cidades de Divinópolis e Montes Claros. A operação vai ser ampliada em breve para Maceió e Recife.>
MILHÕES DE CARROS NO RIO GRANDE A General Motors celebrou a produção de 4,5 milhões de automóveis da Chevrolet produzidos em Gravataí, no Rio Grande do Sul.>
A fábrica na Região Metropolitana de Porto Alegre começou a fabricar veículos em 20 de julho de 2000.>
Na época, o modelo produzido era o Celta. Posteriormente, a unidade cresceu, com a chegada do Prisma à linha de montagem. Atualmente, saem da planta gaúcha o Onix e o Onix Plus. Atualmente, a GM produz os Chevrolet Onix e Onix Plus no Rio Grande do Sul O FIM DA SEXTA GERAÇÃO DO CAMARO>
Nos Estados Unidos, a GM anunciou que depois de nove anos a sexta geração do Chevrolet Camaro será encerrada em janeiro de 2024.>
Antes disso, a empresa irá lançar edições especiais para colecionador das versões RR e SS, em uma configuração numerada da configuração ZL1.>
“Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato hoje, fique tranquilo, este não é o fim da história do Camaro”, explicou Scott Bell, vice-presidente global da Chevrolet. A atual geração do Camaro sairá de linha em janeiro FORD AMPLIA OPERAÇÃO PROFISSIONAL Líder de vendas em comercias leves na Europa e nos Estados Unidos, a Ford quer mais espaço nesse segmento no mercado brasileiro. Para reforçar a posição, a empresa criou uma divisão focada em atender necessidades específicas para clientes de utilitários.>
Depois de inaugurar o centro de distribuição de peças em Cajamar, SP, e a fábrica no Uruguai, em parceria com a Nordex, a Ford lançou as versões minibus e furgão da Transit e foi a marca que mais ganhou participação de mercado na categoria desde o ano passado.>
Agora, prepara o lançamento da primeira van automática do Brasil e também anunciou a chegada da versão chassi. Além da Transit, o portfólio da divisão Pro também engloba a Ranger, que pode ser adaptada e transformada para diversas funções. A Transit vem fazendo sucesso desde o seu lançamento no Brasil LOCAÇÃO EM ALTA No ano passado, as locadoras adquiriram 590.520 automóveis e comerciais leves, que representa um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas pelo setor em 2021.>
De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, o investimento em frota chegou a R$ 55,2 bilhões em 2022.>