Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cartão de Ponto: Maioria dos brasileiros desconhece direitos trabalhistas

  • Foto do(a) author(a) Lucy Barreto
  • Lucy Barreto

Publicado em 1 de maio de 2016 às 05:18

 - Atualizado há 3 anos

Muitos trabalhadores no Brasil ainda desconhecem alguns dos seus direitos quando o assunto são normas trabalhistas. Foi o que mostrou uma pesquisa da plataforma digital Cupons Mágicos. Grande parte da população nem sabe que o dia de hoje é considerado o Dia Internacional do Trabalho em razão de uma manifestação a favor dos direitos trabalhistas, em 1º de maio de 1866, nos Estados Unidos, na qual morreram quatro operários. Segundo o estudo, 90% dos entrevistados não sabem que o aviso prévio é de até 90 dias em casos de demissão sem justa causa. A maioria acredita que o tempo para avisos prévios é sempre de 30 dias. Leia a íntegra da pesquisa.

Horas de trabalhoAinda segundo a pesquisa, 31,6% dos entrevistados desconhecem que a jornada de trabalho brasileira não pode ultrapassar 44 horas semanais. Entretanto, 87% disseram saber que a carga horária máxima é de 8 horas diárias. O levantamento apontou ainda que 97% dos entrevistados responderam corretamente que, no caso de horas extras, a empresa deve pagar 50% a mais que a hora normal.

Empregados domésticosSobre os empregados domésticos, apenas 8% dos pesquisados não souberam responder quando eles conquistaram os mesmos direitos que os demais trabalhadores. Outros 92% acertaram quando disseram que foi em 2013. A pesquisa, realizada em março de 2016, entrevistou 1.370 pessoas maiores de 18 anos em todo o Brasil.