Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cesar Romero: Salve Sant'Ana!

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2010 às 15:49

 - Atualizado há 2 anos

A Paróquia do Santíssimo Sacramento e Sant'Ana completa  250 anos. Aparelho secular de arquitetura neoclássica, de construção originalmente baiana do século XVIII. A atual Igreja de Sant'Ana representa um marco importante na história da Cidade do Salvador. Foi construída com início no dia 26 de julho de 1723, sendo a pedra fundamental colocada pelo vice-rei do Brasil, dom Marcos Fernandes César Azevedo. A igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. Em estado crítico, interditada pela Defesa Civil, no segundo semestre de 2006. Um grupo de paroquianos criou o Movimento Salve Sant'Ana, reunidos com Padre José Abel Carvalho Pinheiro, novo pastor e, juntos, deram início à restauração da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Sant'Ana. Foi elaborada uma agenda, um tríduo de anos (2007-2010) para sensibilizar uma corresponsabilidade da comunidade paroquial e apoio nas esferas municipal, estadual e federal, através dos órgãos responsáveis pela preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade do Salvador.

Entre os trabalhos realizados no tríduo ressaltam-se a recuperação do telhado da Igreja Matriz, com 1.400 m²; altar do Coração de Jesus; arcais secular da sacristia; oratório e a imagem de Nossa Senhora de Fátima; rampa de acesso para idosos e portadores de necessidades especiais. No final de 2008 foi aprovado o projeto de restauração completa do templo pelo Ministério da Cultura, com o incentivo da Lei Rouanet. Ano seguinte, foi enquadrado no planejamento de ações culturais do BNDES. Foram decisivos os esforços do arquiteto e artista plástico Luiz Humberto Carvalho e do Dr. Thales de Azevedo.

Neste ano de 2010, acabada a parte civil, volta-se a atenção para a restauração dos bens agregados, como obras de arte, imagens e móveis. Surge outra iniciativa, buscando a recuperação desses bens: a exposição Imagens Seculares e uma História com Novos Olhares..., que será aberta nessa quinta-feira, às 19h, no Museu de Arte da Bahia, Corredor da Vitória, e fica em cartaz até 7 de novembro. A exposição consta de dois módulos muito bem definidos: imagens escultóricas de Sant'Ana, produzidas na Bahia, entre os séculos XVIII e XIX, vindas de museus, igrejas e coleções particulares, tendo a curadoria de Sylvia Athayde, e uma exposição com 39 artistas convidados, com organização da Prova do Artista, cuja tarefa foi transfigurar a imagem de Sant'Ana ou do aparelho secular. Este é o grande evento que comemora as celebrações dos 250 anos da igreja. Engajados na recuperação desse acervo, os artistas deram dupla contribuição: novas leituras sobre o tema apresentado e o produto do seu fazer para, nessa exposição, transformar-se em verba, visando a conclusão do restauro e agregando, assim, um maior valor ao acervo do monumento.

São transfigurações da fé, vivências e ritos espirituais conjugados ao sagrado. Nas referências picturais, os artistas buscaram um pertencimento movido pela fé, e transformaram relatos históricos em visualidade. Foram produzidos trabalhos em diversas técnicas, suportes, tendências, pensamentos e pulsões. O sentimento invisível se torna fato, equacionado na epiderme da pintura. O lado interpretativo revela a consequência artística. Contemplação, mistério e desvelar são argumentos com possibilidades de análises e ordenações. Entre os artistas participantes: Maria Adair, Washington Falcão, Juraci Dórea, Sergio Rabinovitz, Osmundo Teixeira, Marisa Vianna, Lídia Sepúlveda, Maria Luedy, Lícia Biondi, José Henrique Barreto, Dulce Cardoso, Eliana Kertesz, Gil Mário, Dom Gregório Paixão, Luiz Humberto Carvalho, Claudiomar Gonçalves e Luiz Claudio Campos.

Na busca plural, em livre-arbítrio, foram produzidos trabalhos em diversas técnicas, suportes, tendências, pensamentos e ações. No senso apurado de observações, os artistas produziram, contemplando, pesquisando, um outro milagre, a criação traduzida em obras visuais.A exposição Imagens Seculares e uma História com Novos Olhares... nos brinda com um interessante acervo de arte, pleno de solidariedade.