Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

O conceito de arte vem variando ao longo do tempo

  • Foto do(a) author(a) Cesar Romero
  • Cesar Romero

Publicado em 22 de agosto de 2022 às 05:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: .

Há séculos que se busca uma definição decisiva para a arte. A definição representa uma explicação mais objetiva, o significado de algo. Na arte parece não existir algo que contemple a vastidão deste universo. No decorrer do tempo, surgiram muitas definições, opiniões, que contam a história da humanidade. Um conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de propósitos. Muitos filósofos, artistas, pensadores se debruçaram na pesquisa e estudo das artes, sua história, sua cultura. Cada um deles tem sua percepção, seu sistema de pensamento, sua época e aculturamento. 

A arte é uma forma do ser humano se expressar com o sentimento de compartilhar com seus semelhantes. A definição de arte é complexa, divide opiniões e muitas vezes os pensadores se contradizem. O que realmente é arte? Seria necessária uma utilidade prática? Que reflexões promove uma obra de arte? São muitas as ideias. Vamos conhecer algumas delas: 

Aristóteles - Arte é uma criação humana, é o belo. A arte pode abordar o impossível, o irracional e o inverossímil. 

Platão – A arte seria uma imitação capaz de enganar quem a vê. No mundo sensível ela se afasta mais do real, daquilo que é, efetivamente, o original. A arte imita a cópia, que chamou de simulacro. 

Sócrates – A beleza ideal como a reunião de fragmentos que compõe a natureza caminhando no sentido da desordem para a ordem. 

Freud – A arte, o trabalho artístico é uma atividade de expressão sublimada de desejos proibidos.

Carl Jung – A pergunta sobre o que é a arte em si não pode ser objeto de considerações psicológicas, mas apenas estético-artísticas. Os arquétipos, persona, anima e animus, sombra e si mesmo. 

Albert Einstein – A arte é ambição humana que habita no mistério, tenta romper as trevas do desconhecimento. 

Leonardo da Vinci – Arte é coisa mental. Esse pensamento é contraposto ao de seus contemporâneos. Os artistas de hoje abordam “um conceito” que é um processo mental. 

Michelangelo - Uma maneira de expressar uma época ou sociedade, a arte, espelha o choque cultural entre os dogmas sacros e o movimento humanista. 

Schopenhauer – Arte é um elemento estético capaz de suprimir momentaneamente o nosso estado de dor. 

Pablo Picasso – A arte nunca é casta, a arte é perigosa. O que é casto não é arte.

 Marcel Duchamp – um dos maiores gênios do século XX foi pretensioso, quando definiu arte: "Arte é o que eu chamo de arte". 

Friedrich Nietzsche – A arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação. A arte é observada a partir de múltiplos ângulos.