Seu síndico anda muito ausente das questões do prédio? Saiba o que fazer

Por Kelsor Fernandes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O condomínio construiu uma área perto da janela do meu apartamento, agora, qualquer pessoa que está nessa área tem acesso visual ao meu apartamento, tirando  minha privacidade. A iluminação desse espaço à noite também incomoda bastante dentro da minha casa. Existe uma distância mínima dos prédios que deve ser respeitada para se construir uma área comum? (Suzana Teles - Aposentada)

 Se a administração do condomínio não teve o cuidado de contratar um profissional para fazer um projeto de uso dessa área, sem que tirasse a privacidade das pessoas,  a senhora pode exigir as providências necessárias para sanar esse problema.

O síndico do meu condomínio está trabalhando em plataforma, por isso passa metade do mês fora, e isso gera uma incompatibilidade de tempo para acompanhar as atividades do condomínio. Esse distanciamento é permitido? (João Moreira - Professor)

O dia a dia de um condomínio tem que ser acompanhado de perto pelo síndico. Passar tanto tempo ausente é realmente muito complicado, salvo se houver um administrador que possa responder por ele. Se essa ausência causa problemas, cabe aos condôminos decidir através de assembleia se devem ou não continuar permitindo essa situação.

Dois condôminos de meu prédio deixaram de pagar a taxa condominial porque estão vendendo seus apartamentos. Dizem que vão pagar os meses em aberto após a concretização da venda. isso é legal? O que a administração do condomínio pode fazer para garantir o pagamento mensal? (Anônimo)

Não é legal. Nesse caso, a administração tem que entrar de imediato com ação judicial para obrigá-los a quitar as cotas em atraso. Bom lembrar que hoje as ações estão mais céleres e existe a possibilidade da perda do imóvel pelo inadimplemento junto ao condomínio.

Mande suas questões sobre a vida e os problemas da vida em condomínio para [email protected].  

 Kelsor Fernandes é presidente do Secovi-Ba, entidade que representa os condomínios